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Título: Trajetórias formativas de jovens gays licenciandos em química e os usos dos espaços educativos
Autor(es): Villarda, Gabriel Ginez
Orientador(es): Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco
Palavras-chave: Jovens homossexuais
Narrativa (Retórica)
Estudantes universitários
Educação - Aspectos sociais
Gay youth
Narration (Rhetoric)
College students
Education - Social aspects
Data do documento: 11-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: VILLARDA, Gabriel Ginez. Trajetórias formativas de jovens gays licenciandos em química e os usos dos espaços educativos. 2019. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019.
Resumo: As histórias de vida de um sujeito deixam marcas no seu processo de ser e estar no mundo, que são evidências de sua trajetória formativa, de seu currículo. Ao voltarmos o olhar para este currículo, educações são operadas. Este trabalho surgiu dos encontros realizados com saberes e relações sociais de um jovem gay durante o seu trânsito pelos espaços educativos. Nosso objetivo é apresentar e compreender as marcas deixadas em corpos de outros jovens gays Licenciandos em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Londrina em suas trajetórias formativas, além de refletir acerca dos usos desses espaços educativos por eles. Partirmos da perspectiva analítica heteroautobiográfica, considerando que na “contação das histórias de vida” emergem as marcas deixadas nos corpos, sendo o contar-se um ato de constituir a si, ao outro e a nós. Para tanto, foram escutados e narrados dois licenciandos em química da referida universidade que se auto identificam como gays de modo a conhecer e registrar as suas histórias de vida segundo conceituações teóricas do campo das histórias de vida e narrativas de si. Estabelecemos eixos analíticos frutos da própria narrativa de si do proponente desta pesquisa que evidenciam marcas em comum nestes percursos, que representam violações-repressões e também negativas e afirmativas do (não) ser. Os pontos de similitudes foram organizados a partir das marcas negativas como representativas dos nãos projetados sobre tais sujeito ao mesmo tempo do negar-se a seguir a norma; como também das marcas afirmativas que representam o calcado do futuro fracassado, da perversão, o resistir afirmando-se gay e a si. De acordo com o objetivo apresentado, compreendemos quais são/foram e de que maneira as marcas deixadas na memória destes jovens gays afetam seus percursos formativos, como influenciam e constroem suas identidades docentes bem como as negociações realizadas por estes nos espaços educativos. Acreditamos que os fragmentos das histórias de vida apresentadas permitiram conhecer coisas, experiências e subjetividades para além dos ofícios escolares. Percebemos também que, entre as negativações e afirmações, os sujeitos se constroem.
Abstract: The life stories of a person leave marks on their process of being and staying on the world, that are evidences of their formative path, of their curriculum. When we turn our eyes for this curriculum, educations are operated. This work came from the encounters realized with knowledges and social relations of a young gay man during his path on the educational spaces. The objetive is to present and comprehend the marks left on the bodies of another two young gay men Licensing of Chemistry of the Federal Technological University of Paraná - campus Londrina on their formative paths, and think about the uses of educational spaces made by them. It started with the analytical heteroautobiográfica perspective, considering that on the process of narration of these life stories the marks, being the self narrative an act of composing itself, the other and ourselves. For that, two gay boys licensing in chemistry of the refered university that self identify as gays so to know and register the life stories according to theoretical conceptualizations of the life stories and self narratives. It were established two analytical axis that came from the self narrative of the proponente of this research that evidence marks in commom on this routes, that represent violations repressions, and negatives and afirmatives of the (not) being. The commom points were organized in: the negative marks as representatives of the “no” projecteds on the subjects on the same time of negating itself to follow the standard; and the affirmative marks that represent the stepped on the failed future, of the perversion, the resist stating as gay and itself. According to the exposed objective it comprehends what are/were and what way the marks left on the memory of these young gays affect/ affected their formative routes as well the negotiations made by them on educative spaces. It believes that the fragments of the life stories presented allowed to learn things, experiences and subjectivities for beyond the scholar offices. Besides, we realized that, among the negatives and affirmatives, the subjects make themselves.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/15707
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