Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16466
Título: Paleoextinção: jogo em realidade aumentada para o ensino de paleontologia
Título(s) alternativo(s): Paleoextinção: augmented reality game for teaching paleontology
Autor(es): Eyng, Guilherme Lütkemeyer
Orientador(es): Borges, Simone de Sousa
Palavras-chave: Engenharia de software
Paleontologia
Realidade aumentada
Software engineering
Paleontology
Augmented reality
Data do documento: 9-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Referência: EYNG, Guilherme Lütkemeyer. Paleoextinção: jogo em realidade aumentada para o ensino de paleontologia. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2019.
Resumo: O estudo da paleontologia em nível básico de ensino é de grande relevância, pois é uma ciência que trata do estudo dos seres antigos, além de mudanças geológicas e geográficas. Porém, o ensino da paleontologia nesse contexto ainda é carente de formas inovadoras de se promover a inserção de conteúdos em sala de aula ao mesmo tempo promovendo o engajamento e a motivação dos estudantes. A aprendizagem baseada em jogos tem grande potencial de sanar tais condições, contribuindo para maximizar a aprendizagem dos estudantes. Visando utilizar essa metodologia para melhorar o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de paleontologia, esse trabalho apresenta um jogo de tabuleiro que faz uso de recursos de Realidade Aumentada por meio de uma aplicação móvel. Dessa forma, os estudantes aprendem os conteúdos de paleontologia enquanto se divertem em um ambiente imersivo e motivador. Um estudo piloto foi conduzido com alunos de graduação em Ciências Biológicas tentando verificar o aumento de aprendizado usando dados anteriores e posteriores ao uso do jogo PaleoExtinção. Esse estudo piloto revelou que os conteúdos paleontológicos contidos no jogo foram absorvidos com eficácia pelos estudantes, mostrando um grande aumento na aprendizagem. Um estudo a respeito dos ganhos motivacionais dos estudantes envolvidos também foi conduzido, mostrando que jogos com Realidade Aumentada nessas condições podem ser mais atraentes do que aulas tradicionais, além de mostrar que o jogo ajudou no processo de ensino-aprendizagem. O jogo foi construído de forma a facilitar a construção de novos jogos de tabuleiro com o mesmo propósito porém para qualquer outra disciplina.
Abstract: Teachingpaleontologyatinitialeducationallevelsisanimportantmatter. Thesubjectdeals with millions of years of knowledge accumulated, such as geological and geographic changes, in addition to the entire evolutionary process of the species. However, innovative resources to teach in this context are scarce, therefore requiring innovative ways of promoting the insertion of these contents in the classroom, as well as promoting the engagement and the motivation of students. Game-based learning has great potential to fill such a gap. This work aims to use game-based learning to improve the teaching-learning process in the field of paleontology. To reach this goal, this work proposes a board game supported by a software that uses features of Augmented Reality. Therefore, students can study while having fun in an immersive and motivating environment. A pilot study was conducted with students of a Biological Sciences graduation course trying to verify or increase the use of data before and after the use of PaleoExtinção game. This pilot study revealed that the paleontological contents contained in the game were absorbed by students, showing a large increase in learning. A study about students’ motivational gains involved was also conducted, showing the games with Augmented Reality under these conditions, and may be more attracted to the traditional classes, besides showing the game applied in the teaching-learning process. The game is designed to make it easier to build new board games for the same purpose but for any other discipline.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16466
Aparece nas coleções:DV - Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COENS_2019_2_5.pdf3,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.