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Título: Efetividade das implementações propostas pelo programa Cultivando Água Boa nas microbacias dos rios Xaxim e Sabiá
Título(s) alternativo(s): Effectiveness of the implementations proposed by the Cultivating Good Water program in the microbasins of the Xaxim and Sabiá rivers
Autor(es): Wendt, Jéssica Froes de Brito
Orientador(es): Bem, Carla Cristina
Palavras-chave: Bacias hidrográficas
Matas ripárias
Florestas - Legislação
Watersheds
Riparian forests
Forestry law and legislation
Data do documento: 19-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: WENDT, Jéssica Froes de Brito.Efetividade das implementações propostas pelo programa Cultivando Água Boa nas microbacias dos rios Xaxim e Sabiá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Atualmente, a gestão de bacias hidrográficas vem se consolidando, principalmente quanto ao uso e cuidado com a água, com o intuito de minimizar os problemas ambientais e construir um mundo sustentável para as presentes e futuras gerações. A gestão de bacia hidrográfica proporciona um maior controle das fontes de poluição, sejam elas pontuais ou difusas. Esse cuidado é bastante notável nos municípios localizados na Bacia do Paraná 3 (BP3), no Oeste do Estado, que conta ainda com a presença da Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu. A Usina que possui um de seus programas o Cultivando Água Boa (CAB) reconhecido como um modelo para a gestão de bacias hidrográficas desenvolveu vários projetos que atendessem as necessidades ambientais da região. Para a gestão da bacia que envolve o reservatório de Itaipu, em meados de 2005 a equipe do CAB em parceria com Universidades, visitou as propriedades da região para auxiliá-los na adequação de suas terras no Código Florestal, quanto à mata ciliar e reserva legal, que tem um papel fundamental na proteção dos copos hídricos, nascentes e da biodiversidade da fauna e flora. Desta forma, este trabalho tem por objetivo analisar a efetividade das implementações propostas pelo Programa Cultivando Água Boa em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná nas microbacias dos rios Xaxim e Sabiá após 12 anos da proposta de adequação rural das propriedades. Como resultado constatou-se alterações na classificação do uso e ocupação do solo 12 anos após a implantação do programa de adequação, porém essas não atingem os limites mínimos exigidos pelo Código Florestal. Para as áreas destinadas a reserva legal a aumento foi de 8% na microbacia do rio Sabiá e apenas 6% na microbacia do rio Xaxim, em relação à mata ciliar o aumento foi de 3% na microbacia do Sabiá e de 10% na microbacia do Xaxim, esses números são pequenos se comparados à porcentagem necessária para adequar as microbacias a legislação.
Abstract: Nowadays, the management of hydrographic basins has been consolidating, mainly regarding the use and care with water, in order to minimize environmental problems and build a sustainable world for present and future generations. Watershed management provides greater control of sources of pollution, whether they are spotty or diffuse. This care is quite remarkable in the municipalities located in the Paraná Basin 3 (BP3), in west of the state, which also has the presence of the Itaipu Binational Hydroelectric Power Plant. The plant with one of its programs (CAB) recognized as a model for watershed management has developed several subprograms that meet the region’s environmental needs. In order to manage the basin that involves the Itaipu reservoir, in mid-2005 the Cultivating Good Water (CAB), in partnerships with universities, visited the properties of the region to assist them in the adaptation of their lands to the Forest Code, regarding the riparian forest and legal reserve, which has a fundamental role in the protection of water bodies, springs and the biodiversity of fauna and flora. In this way, this work aims to analyze the effectiveness of the implementations proposed by the Good Water Cultivation Project in partnership with the Federal Technological University of Paraná in the subbasins of the Xaxim and Sabiá rivers after 12 years of the proposal of rural adequacy of the properties. As a result, there were changes in the classification of use and occupation twelve years after the implementation of the adequacy program, but these did not reach the minimum limits required by the Forest Code. For areas destined to legal reserve, the increase was 8% in the river basin and only 3% in the Xaxim river basin, the increase was 6% in the Sabiá watershed and 10% in the Xaxim microbasin, compared to the percentage needed to legislation.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/16659
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