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Título: Avaliação do conforto térmico das salas de aula do bloco C da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Toledo
Autor(es): Turmena, Michele
Orientador(es): Furlan, Gladis Cristina
Palavras-chave: Conforto humano
Controle de temperatura
Ambiente de sala de aula
Human comfort
Temperature control
Classroom environment
Data do documento: 7-Jun-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Referência: TURMENA, Michele. Avaliação do conforto térmico das salas de aula do bloco C da Universidade Tecnológica Federal do Paraná campus Toledo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2017.
Resumo: O conforto térmico, cuja avaliação é um processo de caráter psicofisiológico, busca adaptar o ambiente, para que este ofereça melhores condições de segurança, rendimento, saúde e bem-estar. Esta pesquisa objetivou, a determinação de índices de conforto térmico, a partir do estudo de campo efetuado em um ambiente escolar, realizado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, onde foram coletadas duas, das principais variáveis ambientais sendo elas: a temperatura ambiente e a umidade relativa do ar, totalizando 1.500 dados coletados. Com os dados levantados pode-se avaliar o desempenho térmico das salas de aula de forma geral e individual, além da classificação por estação do ano. A análise procedeu através de tratamento estatístico e foram comparadas com a metodologia proposta em norma. A pesquisa apresentou ainda uma correlação entre a temperatura ambiente e a temperatura externa, também coletada dentro do campus da Universidade, para que fosse possível o desenvolvimento de um modelo que caracterizasse a relação entre elas. Na modelagem, o resultado da equação obteve um r² (coeficiente de determinação) de 0,90 sendo este bem próximo de um, indicando que a variação total foi comum aos dois elementos, validando assim a regressão.
Abstract: Thermal comfort, whose evaluation is a psychophysiological process, aims to adapt the environment, in order to provide better conditions of safety, performance, health and well-being. This research aimed the determination of thermal comfort indices, based on the field research, which was developed in an academic environment, at Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Toledo, in which two of the main environmental variables were collected: ambient temperature and relative humidity in air, totaling 1500 data collected. Regarding the collected data, it is possible to evaluate the thermal performance of classrooms, both in general and individual ways, in addition to the classification based on the season of the year. The analysis proceeded over statistical data analysis, which were compared to the methodology proposed in the regulatory norm. The research presented as well a correlation between the ambient temperature and the external temperature, also collected within the University campus, to make possible the development of a model that characterized the relation among them. In the modeling, the result of the equation leaded to a r² (coefficient of determination) of 0.90, which is quite close to one, indicating that the total variation was common to both elements, thus validating the regression.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17168
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