Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17181
Título: Mobile learning: aprendizagem com mobilidade
Autor(es): Silva, Luiz Fernando da
Orientador(es): Palácios, Rodrigo Henrique Cunha
Palavras-chave: Mobilidade ocupacional
Aprendizagem
Ensino à distância
Occupational mobility
Learning
Distance education
Data do documento: 17-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Cornelio Procopio
Referência: SILVA, Luiz Fernando. Mobile learning: aprendizagem com mobilidade. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2014.
Resumo: O conceito de mobilidade na aprendizagem vem sendo bastante discutido nos últimos anos, em razão do desenvolvimento da tecnologia, ao aumento da mobilidade entre as pessoas, objetos e surgimento de novas mídias interativas. Nesse contexto, o presente trabalho busca definir o conceito principal de Aprendizagem com Mobilidade, ou Mobile Learning (M-Learning), as principais contribuições desse método ao processo de ensino aprendizagem, principalmente levando-se em conta a nova configuração das interações nesse processo, onde os atores se encontram separados fisicamente e, muitas vezes, geograficamente. Para tal, foram realizadas pesquisas e estudos de artigos e obras científicas sobre o assunto, contendo as principais definições da tecnologia do M-Learning, bem como os dispositivos móveis utilizados na mediação do processo ensino aprendizagem a distância e como tal assunto vem tomando conta das discussões e tornando-se uma alternativa interessante para o ensino, principalmente em épocas em que o tempo parece ser o componente da vida social que muitos indivíduos carecem.
Abstract: The concept of mobile learning has been widely discussed in recent decades, owing to the development of technology, the increased mobility of people, objects, and emergence of new interactive media. In this context, this paper seeks to define the mainconcept of learning with mobility, or Mobile Learning (M-Learning), the main contributions of this method to the teaching-learning process, especially taking into account the new configuration of the interactions in this process, where actors are physically separate, and often geographically and to fathom the possibility that occurs away from the physical spaces of formal education. To this end, we carried out studies and research articles and scientific works on the subject, containing the main definitions of M-Learningtechnology, as well as mobile devices used in the mediation of the distance learning process and how this subject has been taking care of discussions and making it an interesting alternative for teaching, especially in times where time seems to be the component of social life that many people lack.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/17181
Aparece nas coleções:CP - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CP_COADS_2013_2_11.pdf1,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.