Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1763
Título: Qual o maior incentivo para jovens e adultos voltar a estudar?
Autor(es): Marcolla, Kelly Aparecida Tormes
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
Aprendizagem de adultos
Motivation in education
Student government
Adult learning
Data do documento: 13-Mar-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: MARCOLLA, Kelly Aparecida Tormes. Qual o maior incentivo para jovens e adultos voltar a estudar? 2012. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Atualmente, considera-se a educação um dos setores mais importantes para o desenvolvimento de uma nação. A educação básica de jovens e adultos, como propõe a LDB, possibilita ao educando ler, escrever e compreender a língua nacional. Neste processo, essa modalidade de ensino a EJA, passou a desempenhar atividades do conhecimento e da construção de cidadania. O objetivo desta pesquisa foi levantar as principais razões que leva o aluno voltar aos estudos. Utilizou-se para o levantamento um questionário, aplicados para uma amostra de 55 alunos do Centro Estadual de Educação Brasileira de Jovens e Adultos da cidade de Medianeira. Constatamos que 54,5% são do sexo masculino, 30,9% tem idade de 25 a 30 anos e 76,4% estão empregados, e por isso busca no estudo a manutenção do emprego e qualificação. Dos que pararam de estudar 49% foram motivados pelo trabalho e 76,4% hoje voltam à escola pela necessidade de seu trabalho. No que se refere à expectativa dos estudos à busca por conhecimento e melhorar a qualidade de vida, buscando desafios no mercado de trabalho, o percentual sempre manteve acima dos demais. Conclui-se que a motivação de buscar conhecimento e o aprendizado na sua valorização, teve presente na maioria dos educandos.
Abstract: Currently, it is considered education one of the sectors most important for the development of a nation. Young the basic education of e adult, as it considers the LDB, makes possible to educating to read, to write and to understand the national language. In this process, this modality of education the EJA, started to play activities of the knowledge and the construction of citizenship. The objective of this research was to raise the main reasons that the pupil takes to come back to the studies. A questionnaire was used for the survey, applied for a sample of 55 pupils of the State Center of Brazilian Education of Young and Adults of the city of Mediator. We evidence that 54.5% are of the masculine sex, 30.9% has age of 25 the 30 years and 76.4% are employees, and therefore it searchs in the study the maintenance of the job and qualification. The ones that had stopped to study 49% had been motivated by the work and 76.4% today come back to the school for the necessity of its work. As for the expectation of the studies the search for knowledge and to improve the quality of life, searching challenges in the work market, the percentage always kept above of excessively. One concludes that the motivation to search knowledge and the learning in its valuation, had gift in the majority of educating.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1763
Aparece nas coleções:MD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_PROEJA_2012_IV_10.pdf211,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.