Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1932
Título: Realização de uma auditoria com base nas disposições estabelecidas por um selo de eficiência energética e proposta de adequações construtivas ao bloco D da UTFPR
Autor(es): Oliveira, Guilherme Smaniotto de
Sydney, Pedro Henrique Veiga
Palar, Piatan Sfair
Orientador(es): Tiepolo, Gerson Maximo
Palavras-chave: Energia elétrica - Certificados e licenças
Energia - Conservação
Auditoria
Electric power - Certification
Energy conservation
Auditing
Data do documento: 11-Set-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: OLIVEIRA, Guilherme Smaniotto de; SYDNEY, Pedro Henrique Veiga; PALAR, Piatan Sfair. Realização de uma auditoria com base nas disposições estabelecidas por um selo de eficiência energética e proposta de adequações construtivas ao bloco D da UTFPR. 2013. 148 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo técnico e comparativo entre os sistemas de certificação LEED, AQUA e PROCEL Edifica, bem como a elaboração de uma auditoria no bloco D da UTFPR baseada no atendimento dos pré-requisitos do selo PROCEL Edifica, que através de comparação com os outros selos, nota-se que é o que melhor compreende as prioridades do presente estudo. Com a realização da auditoria, chega-se a conclusão de que as instalações não atendem, em sua totalidade, aos pré-requisitos específicos abordados pelo selo PROCEL Edifica. A partir disso, são descriminadas ações que podem ser tomadas para que a edificação se adeque aos quesitos do selo, e para que haja um ganho em eficiência energética.
Abstract: This paper presents a technical and comparative study between the systems LEED, AQUA and PROCEL Edifica, as well as the conducting of an audit in bloco D da UTFPR based on meeting the prerequisites of the seal PROCEL Edifica, which by comparison with the other seals, can be noticed that it is the one that best comprehend the priorities of the present study. With the audit, is reached the conclusion that the facilities do not meet in their entirety, the specific prerequisites covered by the seal PROCEL Edifica. From this, are discriminated the actions that can be taken so that the building fits the requisites of the seal, and results in a gain in energy efficiency.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1932
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2013_1_15.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.