Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2101
Título: O software como ferramenta pedagógica no ensino de química
Autor(es): Carvalho, Maryelle Andrea Gobatto de
Orientador(es): Silva, Raquel Dalla Costa da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Ensino - Metodologia
Ensino auxiliado por computador
Chemistry - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Teaching - Methodology
Computer-assisted instruction
Data do documento: 13-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: CARVALHO, Maryelle Andrea Gobatto de. O software como ferramenta pedagógica no ensino de química. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo de caráter qualitativo, desenvolvido num Colégio Estadual em um município do Sudoeste do Paraná, em uma turma do 2º ano do ensino médio. A aplicação do projeto teve como objetivo demonstrar que a utilização de um software na disciplina de química do ensino médio enriquece o processo de ensino-aprendizagem, muitas vezes carente de aulas práticas, podendo assim, ser associado ao conteúdo de química inorgânica e orgânica, visto em sala de aula com os experimentos feitos através deste programa educacional, podendo facilitar a compreensão dos fenômenos químicos aplicados na disciplina. A utilização do Software Iridyum Chemistry Lab, com simulação da prática (reação entre ácido acético e bicarbonato de sódio determinando a porcentagem de ácido acético em vinagre comercial por Titulometria), foi desenvolvida no laboratório da escola, cujo conteúdo de estequiometria estava sendo desenvolvida pelo professor da turma. Os alunos foram convidados a participar da atividade em contraturno. Os resultados observados mostraram a eficiência do uso das tecnologias de comunicação e de informação como facilitadoras do processo ensino-aprendizagem, tanto no que se refere aos conhecimentos adquiridos, quanto à operacionalização do software.
Abstract: This is a description of a qualitative study, developed in a state school localized in a Southwest of Paraná, specifically in a second year of a high school class. The work is concerned to show that the software useless on the chemical high school studies enriches the known (in Brazil) process “teach-to- learn”, a lot of times needed of practical classes, in this away, we can associate the inorganic chemical and organic chemical content, worked in classroom with the experiments made through this educational program, making the understanding of applied chemical phenomena easier. The using of Iridyum chemistry lab software with practical simulations (reacting acetic acid and bicarbonate of soda, taking the percentage of acetic acid in commercial vinegar by titrimetric), was developed in a school lab, while the class teacher was working stoichiometry. The students were invited to come to school on the extra-time. The outcomes taken, shows the efficiency of communication and information technologies for make the process “teach-to-learn” easier, how much to the learning, how much to the software operating.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2101
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2013_2_06.pdf774,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.