Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2105
Título: Análise das diferentes metodologias de ensino adotadas por colégios particulares do município de Pato Branco
Autor(es): Perin, Maurício
Orientador(es): Santos, Larissa Macedo dos
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Ensino - Meios auxiliares
Teaching - Methodology
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 14-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: PERIN, Maurício. Análise das diferentes metodologias de ensino adotadas por colégios particulares do município de Pato Branco. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: São notórias as dificuldades observadas por professores e alunos no processo de ensino-aprendizagem de química. Essas dificuldades vêm sendo frequentemente discutidas na literatura. Desta forma a observação e a análise das metodologias adotadas para o ensino de química podem trazer resultados satisfatórios quanto às características destas. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo geral, apontar as principais diferenças entre a metodologia de ensino tradicional e por oficinas de aprendizagem adotadas por colégios particulares do município de Pato Branco. Para isto foram realizadas visitas aos colégios, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do trabalho docente em diferentes turmas, observando: (1) a dinâmica das aulas; (2) a relação de interação professor-aluno, aluno-aluno, (3) o processo de avaliação. As visitas também foram necessárias para tomar conhecimento de documentos utilizados pela instituição tais como: currículo escolar, plano de ensino, material utilizado pelos professores em sala de aula e avaliações aplicadas. Desta forma o trabalho permitiu observar que as metodologias analisadas são bastante parecidas, apresentando grandes semelhanças na documentação analisada, como também no comportamento em sala de aula, aluno-aluno e aluno-professor.
Abstract: The difficulties observed by teachers and students in the chemistry’s teaching-learning process are notorious. These difficulties have been frequently discussed in the literature. Thus, the observation and analysis of methodologies adopted for the teaching chemistry can bring satisfactory results in terms of these characteristics. Thus, the present work had as main objective, to point out the main differences between traditional teaching methodology and learning workshops adopted by particular schools in the city of Pato Branco. For this, school visits were made, with the objective of accompany the teacher’s work development in different classes, observing: (1) the classes dynamics; (2) the relationship of teacher-student interaction , student-student; (3) the evaluation process . Visits were also required to take cognizance of documents used by the institution such as curriculum, syllabus , material used by teachers in the classroom and applied reviews room. Thus, the study revealed that the analyzed methodologies are quite similar, showing strong similarities in the documentation reviewed, as well as behavior in the classroom, student-student and student- teacher.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2105
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2013_2_07.pdf745,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.