Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/217
Título: Memória do espaço esportivo acadêmico: um resgate histórico da ginástica da UTFPR, campus Curitiba entre 1994 e 2010
Autor(es): Vieira, Manoel Orlando Gapski
Orientador(es): Stadnik, Adriana Maria Wan
Palavras-chave: Ginástica rítmica
Dança
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Rhythmic gymnastics
Dance
Data do documento: 7-Dez-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: VIEIRA, Manoel Orlando Gapski. Memória do espaço esportivo acadêmico: um resgate histórico da ginástica da UTFPR, campus Curitiba entre 1994 e 2010. 2011. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Os avanços da UTFPR - Campus Curitiba nos últimos anos, como seu centenário e modificação para Universidade, gera um momento propício para esse tipo de pesquisa, pois como cita Pieroni (2001), toda a forma de registro, seja ela baseada em material ou não, pode ser estudada e, para BURNS (1980), os historiadores reconhecem nas últimas décadas que o registro histórico abrange todas as esferas. O foco da pesquisa compreende o intervalo dos anos 1994 ao de 2010 do Grupo de Ginástica e Dança da UTFPR a fim de se buscar as influências e principais eventos dessa iniciativa na instituição. Ao todo foram analisados 76 arquivos, subdivididos em 5 tabelas para melhor compreensão do leitor. Partindo deles, foi possível o estabelecimento de algumas ondas de impulso de inovações e modificações na estrutura do grupo nos anos de 1994 e entre 2000 e 2005, tanto internamente como externamente ao grupo. Internamente é possível averiguar o crescimento vertiginoso do grupo, de suas coreografias, trajes, estilos e apresentações, externamente o grupo ganha visibilidade em festivais diversos, e se envolve no Fórum Internacional de Ginástica e na 12º Gymnaestrada. Não só os eventos determinam o sucesso do grupo, mas suas inúmeras alianças para organizar e sediar eventos de médio e pequeno porte. Mais fatores se destacam nesse montante, como o apoio da instituição às iniciativas do grupo e divulgação de apresentações, convites para ensaio, horários e informações diversas em seus jornais, revistas e informativos. A história do grupo e suas conquistas culminam na escolha da UTFPR, Câmpus Curitiba, como sede do projeto “Centro de Excelência Caixa Jovem Promessa de Ginástica”, que futuramente, torna-se um projeto de extensão na universidade.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/217
Aparece nas coleções:CT - Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEFI_2011_2_03.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.