Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2221
Título: Ensino de Leis de Kepler no contexto da astronomia: uma abordagem a partir das TIC
Autor(es): Honorato, Angel
Orientador(es): Florczak, Marcos Antonio
Palavras-chave: Astronomia - Estudo e ensino
Física na literatura
Ensino de segundo grau
Astronomy - Study and teaching
Physics in literature
High school teaching
Data do documento: 10-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: HONORATO, Angel. Ensino de Leis de Kepler no contexto da astronomia: uma abordagem a partir das TIC. 2013. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: A partir de um estudo tipo estado da arte encontrou-se vários relatos de experiências e possibilidades para desenvolver aulas de Física contextualizada com a Astronomia. A Astronomia aparece como fator de motivação ao ensino, podendo despertar o interesse tanto de professores quanto de estudantes e ser incorporada como metodologia ao ensino de Física de uma maneira contextualizada. Nesse sentido as TIC aparecem para potencializar ainda mais esse ensino, pois acaba sendo essencial para a visualização de alguns conteúdo, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes envolvidos. Com essa metodologia foi desenvolvido um material didático, baseado no software Stellarium, para ensino das Leis de Kepler no Ensino Médio. Esse material foi aplicado em uma oficina da semana acadêmica do curso de Licenciatura em Física, que contou com 12 participantes, a maioria ingressante no curso. Foi uma proveitosa experiência de ensino de Física no contexto da Astronomia embasada com as TIC, servindo para testar a proposta desenvolvida. Inicialmente tinha-se a intenção de desenvolver as aulas em turmas regulares do Ensino Médio, porém, devido ao calendário acadêmico defasado esse objetivo não foi atingido. Ainda assim, devido à experiência vivenciada na Oficina, pretende-se futuramente continuar essa pesquisa, ampliando os conteúdos e a discussão de outros conteúdos de Física no contexto da Astronomia e das TIC.
Abstract: From a study of state of the art type, was found several reports of experiences and opportunities to develop physics classes contextualized with Astronomy. Astronomy appears as a motivating factor to education, may arouse the interest of both teachers and students and be incorporated as a method to the teaching of physics in a contextualized way. In this sense TIC appear to further enhance this teaching, because it ends up being essential for the display of some content, enriching the teaching and learning of the student involved. With this methodology was developed educational material, based on the software Stellarium, for Kepler's Laws of Teaching in Secondary Education. This material was applied in a workshop of the academic week of the Degree in Physics, attended by 12 participants, most of them were freshman. It was a fruitful experience of teaching Physics with Astronomy grounded in the context of TIC, serving as a test to the developed proposal. Initially we had the intention to develop classes in regular high school classes, but due to lagging academic calendar that goal was not achieved. Still, because of the experience they had in the workshop, we intend to continue this in future research, expanding the content and discussion of other contents of Physics and Astronomy in the context of TIC.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2221
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2013_2_01.pdf3,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.