Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2252
Título: Educação ambiental no ensino médio
Autor(es): Zignani, Francisco Ernesto Diogo
Orientador(es): Bittencourt, Paulo Rodrigo Stival
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Educação ambiental
Ensino - Metodologia
Interdisciplinary approach in education
Environmental education
Teaching - Methodology
Data do documento: 27-Ago-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: ZIGNANI, Francisco Ernesto Diogo. Educação ambiental no ensino médio. 2011. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como temática analisar o processo educacional, fazendo um paralelo do papel dos professores das áreas de ciências com todas as problemáticas que envolvem as questões ambientais no ensino médio, fazendo uma correlação do conhecimento da realidade dos envolvidos no âmbito educacional da E.E. Camilo Sahade, do município de Igaraçu do Tietê, do estado de São Paulo, por meio de uma pesquisa prático-teórico, com análises qualitativas e quantitativas, tendo como objeto de pesquisa o dia-a-dia da escola, utilizando-se de diferentes instrumentos de investigação como análises de documentos oficiais, análises de programas de ensino e atividades práticas. Os dados obtidos a partir desses instrumentos de investigação são interpretados à luz das teorias e relacionados entre si. O trabalho visa investigar a situação na escola quanto à implantação da Educação Ambiental, bem como traçar um panorama sobre alguns dos pressupostos como a interdisciplinaridade e transversalidade e a sua implantação na prática do ambiente escolar, visando também levar os resultados adquiridos no projeto a todas as esferas da comunidade.
Abstract: This work had as thematic the analyze educational process, making a parallel of the role of teachers in the áreas of science with problems involving environmental issues in hight school, making a correlation between knowleedge of the reality of those involved in the framework of the Camilo Sahade state school in the city of Igaraçu Tietê, state of Sao Paulo, by means of a practical research - theoretical, with qualitative and quantitative analysis, where the object of study the day-to-school day, using of different investigative tools such as analysis of official documents, analysis of educational programs and activities practiced. Data obtained from these research instruments are interpreted in the light of theories and interrelated. The work aims to investigate the situation in the school and the implementation of environmental education, as well as give an overview of some of pessupostos as interdisciplinary and transversal and its implementation in practice of the school environment, also aiming to bring the project to the results achieved in all spheres community.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2252
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_68.pdf2,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.