Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2253
Título: Indisciplina: problemas e soluções na área de ciências
Autor(es): Oliveira, Susana Angelita Leal de
Orientador(es): Santos, Cleverson Gonçalves dos
Palavras-chave: Aprendizagem
Disciplina
Rendimento escolar
Learning
Discipline
Academic achievement
Data do documento: 16-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: OLIVEIRA, Susana Angelita Leal de. Indisciplina: problemas e soluções na área de ciências. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ibaiti, 2013.
Resumo: Este estudo propõe situações do âmbito escolar vinculando-os significativamente, ao processo pedagógico e à tarefa educativa para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem e a indisciplina constante generalizada ou situacional. A identificação dos aspectos relevantes para o processo da indisciplina e para algumas abordagens de elementos que levem ao processo de ensino e aprendizagem do adolescente. A escola, como instituição mediadora de conhecimento, onde leva aos alunos cultura e um conjunto de elementos como construir o “eu”, orientar e ensinar, assim tem o outro lado da família que impingem expectativas e valores nos adolescentes impondo-lhes tarefas que na maioria das vezes, encontra-se em desarmonia com suas capacidades, aptidões e visão de mundo. A baixa autoestima de muitos adolescentes foi um dos resultados significativos que pudemos observar em vários autores, e que teve como alvo principalmente a escola públicas e por vezes particulares, onde se concentra o maior número de situações-problemas. Verificou-se a dificuldade das instituições educacionais quanto ao preparo tanto para intervir como para discernir sobre as diferenças e a complexidade dos distúrbios emocionais, aspectos sociais e outros aspectos que influenciam a aprendizagem consequentemente a indisciplina escolar.
Abstract: This study proposes situations of the school linking them significantly, to the educational process and the task of education for children and adolescents with learning difficulties and indiscipline constant generalized or situational. The identification of the aspects relevant to the process of indiscipline and some approaches of elements that lead to the teaching and learning of the teenager. The school as an institution mediating knowledge, which leads students to culture and a set of building elements such as the "I", guide and teach, so has the other side of the family that impinge expectations and values in adolescents by imposing tasks on most of the time, is in harmony with their abilities, skills and worldview. The low self-esteem of many teenagers was one of significant results that we have seen in several authors, and that targeted mainly public school and sometimes private, where the largest number of problem situations. There was the difficulty of educational institutions so as to prepare to intervene as to discern the differences and complexity of emotional disturbances, social and other aspects that influence learning consequently the school indiscipline.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2253
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_79.pdf573,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.