Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2259
Título: Aquisição da segunda língua na primeira infância: a língua inglesa na educação infantil
Autor(es): Gomes, Tainara Freitas
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Aquisição da segunda língua
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Crianças - Linguagem
Língua inglesa
Second language acquisition
Language and languages - Study and teaching
Children - Language
English language
Data do documento: 1-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: GOMES, Tainara Freitas. Aquisição da segunda língua na primeira infância: a língua inglesa na educação infantil. 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática a aquisição da língua inglesa na primeira infância que compreende crianças de 0 a 5 anos, num ambiente escolar bilíngue. O trabalho se fundamenta em autores como Vygotsky que acredita no desenvolvimento a partir das trocas comunicativas entre a criança e o adulto e na influência das origens sociais externas e também no linguista americano Stephen Krashen que defende a abordagem do Método Natural para a aquisição de um novo idioma a partir da criação do vínculo afetivo entre professor e alunos e dos estímulos visuais e externos que estes recebem. A faixa etária escolhida para a pesquisa é fundamentada nos estudos do médico francês Paul Broca que descobriu uma área de passagem da linguagem no cérebro, logo, esse aprendizado é acessado pela criança de forma tão automática quanto com a língua materna. Esta pesquisa enfatiza a formação, conhecimento e dedicação do professor para uma abordagem correta, respeitando o tempo de maturação de cada criança, incentivando-a, mas deixando-a livre para se expressar sempre que se sentir a vontade. Ao utilizar de recursos didáticos e lúdicos o professor consegue criar o vínculo afetivo e ganhar a confiança de seus alunos, despertando neles a vontade em aprender cada vez mais, além de valorizar e resgatar sempre o conhecimento já adquirido, colocando-o sempre em prática na rotina escolar.
Abstract: This work was the subject of English language acquisition in early childhood comprising children 0-5 years in a bilingual school environment. The work is based on authors such as Vygotsky believed that development from the communicative exchanges between the child and the adult and the influence of external social origins and also the American linguist Stephen Krashen supports the approach of the Natural Method for acquiring a new language from the creation of the emotional bond between teacher and students and external visual stimuli they receive. The age range chosen for the research is based on studies of the French physician Paul Broca who discovered a passage area of language in the brain, so that learning is accessed by the child so automatic as to the mother tongue. This research emphasizes the training, knowledge and dedication of the teacher for a right approach, respecting the time of maturity of each child, encouraging her, but leaving her free to express yourself whenever you feel the urge. The use of teaching resources and playful teacher can create the emotional bond and gain the trust of his students, awakening in them a desire to learn more and more, in addition to valuing and rescue whenever the knowledge already acquired, always putting it into practice in school routine.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2259
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VI_2012_24.pdf477,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.