Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2303
Título: A utilização da estratégia de resolução de problemas em aulas de matemática
Autor(es): Ramos, Tatiane Sanches
Orientador(es): Scherpinski, Neusa Idick
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 16-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: RAMOS, Tatiane Sanches. A utilização da estratégia de resolução de problemas em aulas de matemática. 2013. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O presente estudo apresenta o pressuposto de que a metodologia da resolução de problemas pode contribuir com a superação das dificuldades de aprendizagem em relação ao ensino da Matemática. Para tanto, analisa as atividades escolhidas pelos professores para o desenvolvimento de suas aulas por meio da tipificação dos exercícios e problemas apresentados pelo livro didático de Matemática adotado pela escola e utilizado pelos professores. Como questão de investigação, apresenta a seguinte indagação: A resolução de problemas tem sido utilizada como estratégia metodológica nas salas de aula? A fim de esclarecer tal questão, realiza um estudo qualitativo, o qual analisa os enunciados utilizados por professoras no decorrer do primeiro bimestre em turmas de quarto ano do Ensino Fundamental, bem como, o caderno dos alunos e as observações realizadas em sala de aula.
Abstract: This study presents the assumption that the methodology of problem solving can contribute to overcoming learning difficulties in relation to the teaching of mathematics. It analyzes the activities chosen by teachers to develop their lessons through typing exercises and problems presented by mathematics textbook adopted by the school and used by teachers. As a matter of research, presents the following question: Problem solving has been used as a methodological strategy in the classroom? To clarify this issue, perform a qualitative study, which analyzes the utterances used by teachers during the first two months of classes in fourth grade of elementary school, and the students' notebook and observations made in the classroom. We conclude that most of the statements in the period analyzed focused analysis configured as recognition exercises, which, according to Butts (1997), who solves require the recall of facts, theories taught in previous classes.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2303
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_81.pdf256,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.