Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2335
Título: A ludicidade na aprendizagem do ensino de ciências
Autor(es): Morais, Vaniéli Monteiro de
Orientador(es): Kavanagh, Edward
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Ciência - Metodologia
Learning strategies
Teaching - Aids and devices
Science - Methodology
Data do documento: 14-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: MORAIS, Vaniéli Monteiro de. A ludicidade na aprendizagem do ensino de ciências. 2012. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: A aprendizagem é uma constante preocupação entre os educadores, pois não existe uma fórmula pronta que seja capaz de solucionar tal problema. Assim, este trabalho buscou compreender a ludicidade da aprendizagem no ensino de Ciências, uma vez que, a concretização da ação docente realiza-se no cotidiano, na sala de aula, enfim na prática, considerando que ela está inserida na interação entre educadores e educandos. Porém surge a problemática: “Como a ludicidade pode ser investigada e quais atividades lúdicas caberiam para esse nível de ensino?” As estratégias lúdicas podem remover as resistências do professor quanto ao uso de novas metodologias criando oportunidades e atuando como catalisadoras no processo da aprendizagem? Para responder a estas perguntas, foi feito um levantamento bibliográfico com o objetivo de compreender o lúdico como um recurso pedagógico para ser trabalhado em sala de aula, aprofundando no processo de aprendizagem da disciplina de Ciências e apontando para a necessidade de tornar as aulas mais prazerosas além de analisar os possíveis estímulos e resultados desta estratégia de aprendizagem.
Abstract: Learning is a constant concern among educators because there is no set formula that is capable of solving such a problem. This study sought to understand the playfulness of learning in science teaching, since the completion of the teaching action takes place in everyday life, in the classroom, in practice anyway, since it is embedded in the interaction between teachers and students. But the question arises: "How playfulness can be investigated and what recreational activities fit for this level of education?" The playful strategies can remove the resistances of the teacher in the use of new methodologies creating opportunities and acting as a catalyst in the learning process? To answer these questions, a literature review was done in order to understand the play as a teaching resource to be worked into the classroom, deepening the process of learning the discipline of Science and pointing to the need to make lessons more enjoyable besides analyzing the possible stimuli and results of this learning strategy.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2335
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_83.pdf140,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.