Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2357
Título: Proposta de automação do acionamento do sistema de retirada de óleo dos motores a retrabalhar
Autor(es): Camargo, Janderson Luis
Stawinski, Pedro Junior
Brusniski, Valdir
Orientador(es): Winter, Rosângela
Palavras-chave: Automação
Motores
Motores de combustão interna
Controladores programáveis
Automation
Motors
Internal combustion engines
Programmable controllers
Data do documento: 13-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: CAMARGO, Janderson Luis; STAWINSKI, Pedro Junior; BRUSNISKI, Valdir. Proposta de automação do acionamento do sistema de retirada de óleo dos motores a retrabalhar. 2014. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O estudo apresenta o processo de planejamento de um sistema de automatização da retirada de óleo de motores a serem retrabalhados por conta de falhas no teste de funcionamento sem combustão. O trabalho contém o levantamento das informações sobre a construção de um sistema que atualize o já existente de forma a diminuir o tempo de retrabalho por deslocamentos do operador, minimizando a demora nos testes e influenciando na redução das peças que ficam em fila apenas aguardando o término do serviço em cada um dos três Cold Tests. A criação do projeto visa uma mudança utilizando equipamentos como sensores indutivos e válvulas, além de alterações no programa do CLP do setor de testes, dinamizando a ação de sucção do óleo. Há ainda estudos sobre os custos para desenvolvimento,manutenção do novo sistema e também dados de tempo da situação inicial e da melhoria para que fiquem evidenciados os ganhos e como a diferença implica em um resultado positivo para o funcionamento da linha de montagem de motores.
Abstract: This study presents the planning process of an automation system of oil removal from the engines to be reworked because of failures in the test run without combustion. The work contains a survey of the informations about the construction of a system that updates the already existent in order to decrease the rework time by the operator displacements, minimizing the delays in testing and influencing the reduction of parts that are in queue just waiting the end of the service at each of three Cold Tests. The creation of the project seeks a change using equipments such as inductive sensors, as well as changes in the test sector PLC program, boosting the oil sucking action. There are also studies on the costs for development, maintenance on the new system and on the data of the initial situation and on the improvement for being evidenced the gains and how the difference implies a positive result to the operation of the engines assembly line.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2357
Aparece nas coleções:CT - Tecnologia em Automação Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COALT_2013_2_08.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.