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Título: Reforço escolar: uma estratégia de política permanente para auxiliar o processo ensino aprendizagem no município de Foz do Iguaçu
Autor(es): Lourenzini, Maria Luiza
Orientador(es): Ostrovski, Crizieli Silveira
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem
Crianças de aprendizagem lenta
Estratégias de aprendizagem
Knowledge and learning
Slow learning children
Learning strategies
Data do documento: 23-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: LOURENZINI, Maria Luiza. Reforço escolar: uma estratégia de política permanente para auxiliar o processo ensino aprendizagem no município de Foz do Iguaçu. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Os questionamentos e reflexões acerca das propostas educacionais com vistas a superar o fracasso e a evasão escolar, e minimizar as dificuldades de aprendizagem presentes na vida escolar dos educandos são de fato bastante discutidas, ora pelos seus efeitos positivos, ora pelas disparidades em suas ações e implantação. Neste viés o reforço escolar se propende como uma política para consolidar propostas em prol deste cenário, sendo uma importante ferramenta dentro do processo de ensino aprendizagem. Essa pesquisa tem como premissa propor uma leitura reflexiva acerca do reforço escolar como uma estratégia de política permanente, para auxiliar o processo de ensino aprendizagem no município de Foz do Iguaçu. E averiguar os impactos desta política em prol da qualidade de ensino, para tanto, partir-se-á da discussão sobre a implantação do reforço escolar nas escolas da rede municipal de ensino, especificamente na Escola Municipal Papa João Paulo I, o qual foi implantado com os alunos das turmas de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, objetivando a promoção da aprendizagem. Almeja-se o estudo da investigação e análise das ações adotadas pela atual conjuntura politica do município, para uma ação reflexiva no que concerne a consolidação deste projeto como uma política efetiva e permanente.
Abstract: The questions and reflections about the proposed educational measures to overcome failure and dropout, and minimize learning difficulties present in the school life of the students are actually quite discussed, either by their positive effects, sometimes by differences in their actions and deployment . This bias is strengthening school propende as a policy to consolidate proposals in favor of this scenario, being an important tool in the teaching-learning process. This research is premised propose a reflective reading about tutoring as a permanent policy strategy to assist the teaching and learning process in the city of Foz do Iguaçu. And examine the impacts of this policy for the quality of education, therefore, will be starting the discussion on the implementation of the tutoring in the schools of municipal schools, specifically at the Municipal School Pope John Paul I, who was deployed classes with students from 1st to 5th grade of elementary school, aiming at promoting learning. Aims to study the research and analysis of actions taken by the current economic policy of the city to a reflexive action regarding the consolidation of this project as an effective and permanent policy.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2365
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