Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2372
Título: Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências
Autor(es): Teixeira, Diana Maria Campos
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Jogos educativos
Jogos no ensino de ciências
Ensino - Meios auxiliares
Cadeias alimentares (Ecologia)
Educational games
Ensino de ciências com jogos
Teaching - Aids and devices
Food chains (Ecology)
Data do documento: 4-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: TEIXEIRA, Diana Maria Campos. Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: A presente pesquisa tem o objetivo de confeccionar um material didático gerado através da reutilização de materiais recicláveis no ambiente escolar, refletindo o aprendizado em sala de aula na disciplina de ciências, além da contribuir com a coleção de materiais lúdicos para utilização na sala de jogos da escola. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade com alunos do 6º anos, séries finais do ensino Fundamental, Foz do Iguaçu / Paraná, abrangendo um total de 70 alunos. A presente pesquisa teve cunho qualitativo e o método da atividade se destacou pela formação de jogos educativo-didáticos, cuja importância está no processo de aprendizagem de ciências dos educandos na abordagem do conteúdo cadeia alimentar e as relações entre os seres vivos.
Abstract: In addressing the content food chain and the relationships among living things verified the effectiveness of educational games as pedagogical material, with the aim of making a didactic material generated by reusing recyclable materials in the school environment, reflecting learning in the classroom lesson in the discipline of science, besides contributing to the collection of play materials for use in the games room of the school. The research was conducted in the State College Carlos Drummond de Andrade with students from 6th grade; grades of elementary school, Foz do Iguaçu / Paraná, covering a total of 70 students. This research was qualitative and the method of training activity is highlighted by the game-didactic education, the importance of which is in the process of learning sciences students.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2372
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VI_2012_06.pdf2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.