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Título: Crianças e adolescentes disseminadores da sustentabilidade
Autor(es): Silva, Amós de Souza
Orientador(es): Pletsch, Adelmo Lowe
Palavras-chave: Aprendizagem perceptiva
Educação ambiental
Sustentabilidade
Perceptual learning
Environmental education
Sustainability
Data do documento: 7-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SILVA, Amós de Souza. Crianças e adolescentes disseminadores da sustentabilidade. 2012. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho objetivou verificar como está sendo trabalhado o tema sustentabilidade entre as crianças e adolescentes, em cinco escolas estaduais. Dessa forma, através do método de pesquisa por questionário, contendo oito questões, foram analisados diversos aspectos relacionados à sustentabilidade como: se estão recebendo as informações do governo em relação aos eventos sobre sustentabilidade, se estão praticando ou não ações sustentáveis, se está havendo disseminação de hábitos sustentáveis, a importância do tema sustentabilidade para a qualidade de vida e se está havendo interdisciplinaridade ou não em relação ao ensino do tema sustentabilidade. A pesquisa foi realizada nos Colégios Flávio Warken, Ipê Roxo, Monsenhor Guilherme, Dom Pedro II e Barão do Rio Branco, em Foz do Iguaçu, estado do Paraná, abrangendo 744 alunos, sendo 430 nas séries finais do ensino fundamental, 314 no ensino médio e 120 professores. Diante dos dados obtidos pudemos ver que as informações sobre eventos promovidos pelo governo, não chegam à escola de forma satisfatória; que já está havendo disseminação de ações sustentáveis pelas crianças e adolescentes; o tema sustentabilidade é relevante para a melhoria da qualidade de vida; ações sustentáveis, no geral, são realizadas, mas, é preciso dar mais ênfase à importância de algumas ações relativamente novas e que as opiniões de alunos e professores sobre a ocorrência da interdisciplinaridade em relação ao tema sustentabilidade, são divergentes. Diante disso, concluímos que conscientizar crianças e adolescentes para a sustentabilidade, através da educação, a fim de disseminarem essas informações na sociedade, em longo prazo, parece uma excelente opção, desde que haja uma reforma significativa na educação.
Abstract: This study aimed to determine how the issue is being worked on sustainability among children and adolescents in five state schools. Thus, through the research method of questionnaire containing eight questions, we analyzed several aspects related to sustainability as they are getting information from the government in relation to the events about sustainability, whether or not they are practicing sustainable actions, if there is spread sustainable habits, the importance of the sustainability issue for quality of life and if there is interdisciplinary or not in relation to the teaching of sustainability. The survey was conducted in Colleges Flávio Warken, Ipe Roxo, Monsenhor Guilherme, Dom Pedro II and the Barão do Rio Branco, in Foz do Iguaçu, state of Paraná, comprising 744 students, with 430 in the final grades of elementary school, 314 in middle school and 120 teachers. From the data obtained we can see that information on events sponsored by the government, do not come to school satisfactorily, which is already having spread of sustainable actions by children and adolescents, the sustainability issue is relevant to improving the quality of life; actions sustainable, in general, are performed, but you need to give more emphasis to the importance of some relatively new shares and that the views of students and teachers, on the occurrence of interdisciplinarity in relation to sustainability, are divergent. Therefore, we conclude that educate children and teenagers to sustainability through education, so that they disseminate the information society in the long run, seems an excellent choice, since there is a significant reform in education.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2442
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