Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2463
Título: Obesidade infantil dificuldades dos docentes no ensino de educação nutricional
Autor(es): Silveira, Déborah Martins da Costa
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Crianças - Nutrição
Distúrbios alimentares
Educação - Estudo e ensino
Children - Nutrition
Eating disorders
Education - Study and teaching
Data do documento: 2-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SILVEIRA, Deborah Martins da Costa. Obesidade infantil dificuldades dos docentes no ensino de educação nutricional. 2011. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2011.
Resumo: Este estudo objetivou investigar quais as dificuldades enfrentadas pelos docentes, no que tange o ensino de educação nutricional. Aplicou-se pesquisa básica com abordagem qualitativa, de origem descritiva, onde se realizou um levantamento de dados através da aplicação de questionário estruturado. Observou-se que 100% relatou ter muitas dificuldades para trabalhar com Educação Nutricional na escola, porém reconhecem a importância deste tipo de ensino, sendo o lúdico a forma mais didática e simples de efetiva aprendizagem e 60% afirmou que seus alunos não possuem uma alimentação saudável, baseados nos tipos de alimentos que trazem de casa. Concluiu-se que diante das dificuldades existentes nas escolas para o ensino de Educação Nutricional, os professores se tornam alheios e desmotivados para determinar este tipo de ensino. Várias são as dificuldades enfrentadas e a mais difícil delas é a falta de recapacitação, pois se existisse os docentes teriam a oportunidade de ter maior contato com a importância desta temática para seus alunos.
Abstract: This study aimed to investigate the difficulties faced by the teachers regarding the teaching of nutrition education. A basic research was applied with a qualitative descriptive of origin, through the use of a structured questionnaire. It was observed that 100% reported having many difficulties to work with nutrition education in school, but recognize the importance of this type of education, as the most playful and simple teaching for effective learning, and 60% said that their students do not have an healthy diet, based on the sort of food brought from home. It was observed that through the difficulties in schools to teach nutrition education, teachers become demotivated to determine this type of education. There are many difficulties and great difficulty is the lack of retraining, as if it existed, teachers would have the opportunity to have greater contact with the importance of this subject to their students.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2463
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_15.pdf555,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.