Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2495
Título: A importância do uso das tecnologias em sala de aula no ensino de ciências
Autor(es): Ozelame, Diego Machado
Orientador(es): Bresolin, Adriano de Andrade
Palavras-chave: Inovações educacionais
Ensino
Ensino - Meios auxiliares
Ciência
Educational innovations
Teaching
Teaching - Aids and devices
Science
Data do documento: 7-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: OZELAME, Diego Machado. A importância do uso das tecnologias em sala de aula no ensino de ciências. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Foz do Iguaçu, 2012.
Resumo: Esta monografia aborda a importância da inclusão da informática como ferramenta didática no ensino de ciências, pois devido à extrema velocidade da informação e aos avanços tecnológicos, o professor passa a viver em um novo contexto escolar. A ideia surgiu com o objetivo de identificar se os professores fazem a utilização dos recursos digitais, sendo que no Estado do Paraná existem programas específicos que ampliam as perspectivas de acesso às informações no âmbito educacional. Para que isso ocorra, são necessárias mudanças didático-pedagógicas por parte dos professores diante das novas tecnologias e informações, inserindo o aluno em um papel mais ativo em seu processo de aprendizagem. Como forma de diagnóstico, foi aplicado questionário a um grupo de professores de uma escola estadual de Foz do Iguaçu. A partir dos dados obtidos, foi possível perceber que a maioria não faz uso desses recursos, porém demonstraram interesse em utilizá-los. Nesse sentido, a inclusão das tecnologias como recurso didático no ensino de ciências multiplica o aprendizado em determinadas situações, fazendo com que o espaço da sala de aula seja redimensionado, proporcionando ao estudante uma educação de mais qualidade.
Abstract: This monograph discusses the importance of the inclusion of computers as a teaching tool in science education, because due to the extreme speed of information and technological advances, the teacher begins to live in a new school environment. The idea came about in order to identify whether teachers make use of digital resources, and in the State of Parana there are specific programs that expand the possibilities of access to information in the educational context. For this to occur, changes are required didactic and pedagogical by teachers in the face of new technologies and information, placing the student in a more active role in their learning process. In order diagnostic questionnaire was administered to a group of teachers from a state school in Foz do Iguaçu. From the data obtained, it was revealed that the majority does not make use of these resources, but expressed interest in making use. In this sense, the inclusion of technology as a teaching tool in science education multiplies learning in certain situations, making the space of the classroom is resized, giving the student a better quality of education. To support this work, we used the studies Luiz Carlos Pais (2008), Vani Kenski Moreira (2003), Nelio Bizzo (2008), Myrian Krasilchik (2004).
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2495
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_17.pdf532,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.