Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2548
Título: Aula prática como ferramenta no processo de aprendizagem significativa
Autor(es): Rodrigues, Paula Cristina de Oliveira
Orientador(es): Bresolin, Adriano de Andrade
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem
Ciência
Teaching - Aids and devices
Learning
Science
Data do documento: 2-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: RODRIGUES, Paula Cristina de Oliveira. Aula prática como ferramenta no processo de aprendizagem significativa. 2013. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O presente trabalho aborda uma breve discussão sobre a importância de aulas práticas no ensino de ciências no ensino fundamental II, que abrange de 6º ao 9º ano. As referidas aulas práticas podem ser subentendidas como aulas experimentais, aulas em campo, observações planejadas, ou seja, aulas que fogem do simples modelo giz e quadro negro da sala de aula. A coleta de dados ocorreu em uma escola particular de Foz do Iguaçu, onde os alunos têm aulas práticas semanalmente, em laboratórios devidamente equipados. O questionário aplicado foi importante para averiguar se os objetivos dessas aulas práticas estavam sendo atendidos, ou seja, se elas realmente complementavam as aulas teóricas, tornado assim a aprendizagem significativa para o aluno. Com a análise dos dados, percebeu-se que os alunos realmente tiram suas dúvidas nas aulas práticas, e o mais importante, que eles reconhecem a importância de observar na prática o que foi estudado, sendo então disponibilizado a eles mais uma ferramenta, e que não depende apenas da sua imaginação.
Abstract: This paper presents a brief discussion on the importance of practical classes in science teaching in elementary school, which covers from 6th to 9th grade. These practical classes can be implied as experimental classes, field classes, planned observations, in other words, classes that flee from the simple chalk-and-blackboard model in the classroom. Data collection took place in a private school in Foz do Iguaçu, where students have practical classes weekly in equipped laboratories. The questionnaire was important to ascertain whether the objectives of these practical classes were achieved, if they really complemented the lectures, making learning more meaningful for the student. With data analysis, it was noticed that students really solve their doubts in practical classes, and most importantly, they recognize the importance of observing in practice what has been studied, and then offering them another tool, which does not depend only on their imagination.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2548
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_60.pdf523,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.