Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2551
Título: Jogos da memória para o ensino do corpo humano em ciências e biologia
Autor(es): Almeida, Michely
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Jogos educativos
Learning
Learning strategies
Educational games
Data do documento: 2-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: ALMEIDA, Michely. Jogos da memória para o ensino do corpo humano em ciências e biologia. 2013. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A carência de recursos didáticos tem sido apontada como uma das grandes dificuldades para o aprendizado satisfatório das áreas de ciências e biologia. Nesse contexto, o jogo didático caracteriza-se como uma alternativa viável nos processos de ensino-aprendizagem. Diante disto, o presente trabalho teve o objetivo de produzir e avaliar as perspectivas da utilização de jogos da memória sobre o corpo humano nos níveis de Ensino Fundamental e Médio. Para a produção dos jogos da memória foram utilizados materiais de baixo custo e fácil aquisição. Os modelos dos órgãos, estruturas e sistemas completos foram desenhados e coloridos à mão, seguidos da digitalização das mesmas e posterior impressão em peças de tamanho similar, seguidos da aplicação em “papel Paraná”, encapados com papel contact e colados sobre folhas de E.V.A. A avaliação das perspectivas de utilização do material contou com três etapas para verificação da evolução da memorização dos órgãos dos sistemas, mediante conhecimento prévio, assimilação e memorização após aula teórica e após aplicação dos jogos. A confecção dos jogos da memória propiciou aquisição de um modelo didático com seis jogos representativos dos sistemas do corpo humano (sistema Digestório, Respiratório, Endócrino, Reprodutor Feminino e Masculino) passíveis de utilização ou reprodução por outros educadores. O material produzido foi avaliado positivamente pelos alunos e professores titulares e a prática com o lúdico facilitou o entendimento e memorização da matéria, além de proporcionar maior dinamismo à aula.
Abstract: The lack of teaching resources has been identified as one of the major difficulties in satisfying the learning sciences and biology. In this context, the educational game is characterized as a viable alternative in the teaching-learning process. Given this, the present study aimed to produce and evaluate the prospects of using memory games about the human body in the levels of elementary and high school. For the production of memory games were used inexpensive materials and easy to purchase. The models of organs, structures and complete systems were designed and colored by hand, followed by scanning them and printing later parts of similar size, followed by the application "role Paraná", shielded with contact paper and pasted on sheets of EVA. The assessment of the prospects for use of the material featured three steps to check the evolution of storage organ systems upon prior knowledge, assimilation and memorization after lecture and after application of games. The making of memory games led acquisition of a didactic model with six games of the representative body systems (Digestive System, Respiratory, Endocrine, Female Reproductive and Male) that may be used or reproduced by other educators. The material produced was evaluated positively by students and professors with practical and the ludic application facilitated the understanding and memorization of the matter, in addition to providing greater dynamism to class.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2551
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_53.pdf6,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.