Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2585
Título: Adolescentes em conflito com a escola
Autor(es): Vanin, Rita de Cassia do Nascimento
Orientador(es): Sehn, Elizandra
Palavras-chave: Professores
Estudantes
Disciplina escolar
Incentivos e punições na educação
Teachers
Students
School discipline
Rewards and punishments in education
Data do documento: 2-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: VANIN, Rita de Cássia do Nascimento. Adolescentes em conflito com a escola. 2012. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O presente trabalho abordou a importância da Integração Escola-Família no Processo Pedagógico para uma educação de qualidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória com analise de questionários lançados a professores e alunos de uma escola pública do Ensino Médio. Pode-se observar que a relação escola-família é imprescindível, pois a família como espaço de orientação, construção da identidade de um indivíduo deve promover juntamente com a escola uma parceria, a fim de contribuir no desenvolvimento integral da criança e do adolescente. O estudo nos mostra a realidade escolar na visão não só dos alunos, mas também para os professores. A falta de interesse nas aulas e no ensino em geral, são pontos observados na análise dos questionários aplicada aos alunos. Do outro lado a visão dos professores: falta de respeitos dos adolescentes, não comprometimento com horários, e falta de apoio do estado pra melhorar o nível das aulas são relatados. Observou-se na análise, de ambos os questionários, citações de falta de interesse dos pais no meio escolar, considerando a participação dos pais na vida escolar dos jovens como essencial para formação do individuo, pois o respeito, disciplina, participação e interesse cultivados em casa, também são cultuados em sala de aula.
Abstract: This work discusses about the importance of school-family integration in the educational process to a quality education. The methodology was exploratory research with analysis of questionnaires issued to teachers and students of a public high school, where was found that the school-family relationship is essential, since the family as space orientation and the construction of individual identity, must promote the school along with a partnership in order to contribute to the integral development of the child and teenager. The study shows the school reality in the vision not only of students but also for teachers. The lack of interest in class and in education in general, the change request of the students that teachers change the way they target the education, not using the method of memorizing, but more dynamics and differentiated lessons for students. On the other hand, the vision of teachers: lack of respect from teenagers, lack of commitment with schedules, and lack of support from the state to improve the level of classes. What call more attention is that both parts, all tell about the lack of interest from parents in the school, the participation of parents in the school life of young people is essential for the formation of the individual, as respect, discipline, participation and interest learnt at home, are also done at school classes.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2585
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_66.pdf358,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.