Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2601
Título: Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio
Autor(es): Prestes, Pablo Marcus de Abreu
Orientador(es): Kavanagh, Edward
Palavras-chave: Capacidade de aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Física
Learning ability
Learning strategies
Physics
Data do documento: 22-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: PRESTES, Pablo Marcus de Abreu. Uma visão diferente da aprendizagem de física no ensino médio. 2013. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O ensino de Física, desde o início da escola no Brasil, é visto com algo não tão importante, como ensino do português e da matemática. Com o passar dos anos, várias mudanças pedagógicas ocorreram e o ensino de Física assumiu uma posição mais representativa para o aprendizado, mas ainda não é suficiente. Apesar de sua posição, o ensino de Física não é uma matéria bem vista pelos estudantes, e por alguns professores. Pelo contrário, o seu estudo ou ensino causa grande sentimento de repulsa nos alunos. Baseando-se neste sentimento, procurei, através de pesquisas bibliográficas, entender qual o motivo deste sentimento. Para isso, analisei a história do ensino de Física no Brasil, sua posição nos PCN’s, no livro didático, entre outras situações. Visto que o estudo da Física é de extrema importância para o desenvolvimento do ser humano, qual o motivo de tanta resistência e descaso para o seu aprendizado? Em momento algum tentei efetuar uma análise cronológica do ensino de Física, mas sim levantar informações e situações pertinentes para explicar e entender este sentimento causado sobre o aprendizado de Física.
Abstract: The physics teaching since the beginning of school in Brazil, is seen with somethingnot as important as teaching Portuguese and mathematics. Over the years, several changes occurred teaching, and teaching of physics took a more representative for learning, but still not enough. Despite its position, the teaching of physics is not a matter well received by students, and some teachers. Instead, your study or teaching, causes great feeling of revulsion in students. Based on this feeling, I lookedthrough literature searches, understand what the cause of this feeling. To this end, Ianalyzed the history of physics teaching in Brazil, the NCP's position in the textbook,among other situations. Since the study of physics is of extreme importance for the development of the human being, the reason for such resistance and indifference totheir learning? At no time have I tried to make a chronological analysis of the teaching of physics, but rather to gather information and situations relevant to explainand understand this feeling caused about learning physics.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2601
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_58.pdf343,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.