Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2602
Título: Educação ambiental “educação necessária”
Autor(es): Delfine, Karla Kuka Martini
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Aprendizagem
Educação ambiental
Learning
Environmental education
Data do documento: 2-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: DELFINE, Karla Kuka Martini. Educação ambiental “educação necessária”. 2012. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: A educação leva formação e informação para o desenvolvimento do pensamento crítico em relação às questões ambientais e de atividade que levem a participação dos indivíduos na preservação do equilíbrio ambiental. Nos últimos anos vivenciamos a preocupação com a degradação e exaustão dos recursos naturais deixando de ser apenas tema de movimentos ambientalistas e passando a ter prioridade perante a sociedade. Dessa forma e com um papel grandioso a desempenhar como educadores ambientais, docentes devem trabalhar com a educação da consciência, voltados para o cuidado com a vida em todas as suas dimensões e em todos os espaços e tempo, afinal todos fazemos parte do Meio Ambiente. Somos responsáveis pela construção de um mundo ecologicamente equilibrado. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo apresentar a importância da Educação Ambiental de forma que possamos atuar como agentes de uma nova sociedade ao trabalhar práticas pedagógicas interessantes e motivadoras para auxiliar docentes na preparação e desenvolvimento de atividades que visem à motivação e consciência crítica dos discentes do ensino fundamental.
Abstract: Education transmits the training and information for the development of critical consciousness about environmental issues and activities that lead to community participation in preserving the environmental balance. The current generation has witnessed an intense technological progress that causes serious consequences for life on the planet. In recent years experienced concern about the degradation and depletion of natural resources rather than just the theme of environmental movements and starting to take priority over society. Thus, and with a great role to play as environmental educators, teachers should work with the education of conscience, facing life care in all its forms, places and time, after all we are all part of the Environment. There is a link at all. We are all responsible for bui lding a word that is socially just and ecologically balanced. Thus, this paper aims to show the importance of environmental education in simple contexts so that we can as disseminating agents of a new society work interesting pedagogical practices from literature searches, seeking interesting and motivating teaching practices around the subject area teachers to assist in the preparation and development activities aimed at motivating and critical awareness of elementary school students.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2602
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_43.pdf342,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.