Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2604
Título: Estudo do conteúdo sobre obesidade, bulimia e anorexia no livro didático do 7º ano utilizado nos Colégios Estaduais de Medianeira – PR
Autor(es): Koelln, Francielly Torres dos Santos
Orientador(es): Sarmento, Cleonice Mendes Pereira
Palavras-chave: Nutrição
Distúrbios alimentares
Livros didáticos
Nutrition
Eating disorders
Textbooks
Data do documento: 2-Jul-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: KOELLN, Francielly Torres dos Santos. Estudo do conteúdo sobre obesidade, bulimia e anorexia no livro didático do 7º ano utilizado nos Colégios Estaduais de Medianeira – PR. 2011. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: A preocupação com os transtornos alimentares vem se acentuando nos dias atuais em função das doenças que são desencadeadas por este fato. Cada vez mais, tem se mostrado necessária a implementação de novos métodos, em busca de trabalhos mais eficazes, quanto à formação de cidadãos conscientes referente aos transtornos alimentares, principalmente na educação formal. Sabendo que os livros didáticos servem como um meio facilitador no processo de educação, o presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo do livro didático de ciências do 7º ano, utilizados pelos colégios estaduais da cidade de Medianeira-PR, quanto à obesidade, bulimia e anorexia. Para isso foram analisados os dados de resposta a um questionário de 14 professores que lecionam a disciplina de Ciências para o 7º ano, quanto ao conteúdo teórico, aos recursos visuais e as atividades propostas presentes no livro didático estudado. Os resultados obtidos mostraram que apenas seis dos parâmetros avaliados, encontravam-se entre bom e excelente, na opinião dos professores questionados. Este fato considerado negativo, pois como o livro didático muitas vezes é a única ferramenta em sala de aula, esse dado torna-se preocupante, onde foram avaliados cerca de quinze quesitos. Para os demais parâmetros como clareza de informação e chamar a atenção do aluno, os resultados ficaram entre fraco e regular, logo, esse livro didático apresenta deficiências em relação a abordagem dos transtornos alimentares.
Abstract: The concern with eating disorders is increasing these days depending on the diseases that are triggered by this fact. Increasingly, it has proved necessary to implement new methods in search of work more effective, as the training of concerned citizens regarding eating disorders, especially in formal education. Knowing that textbooks serve as a facilitator in the education process, this work aimed to study the textbook science of Year 7, used by colleges state of the city of Medianeira-PR, as obesity, bulimia and anorexia. For this we analyzed the data in response to a questionnaire from 14 teachers who teach the discipline of Sciences for the Year 7, the theoretical content, the visuals and the activities proposed in the present study textbook. The results showed that only six of these parameters, were between good and excellent, in the opinion of the teachers questioned. This fact is considered negative, because as the textbook is often the only tool in the classroom, this data becomes worrisome were evaluated in about fifteen questions. For other parameters such as clarity of information and draw the attention of the student, the results were between weak and regular, so that the textbook had weaknesses in relation to tackling eating disorders.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2604
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_35.pdf212,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.