Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2666
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFlores, Andreza Cristina dos Santos-
dc.date.accessioned2014-10-14T15:01:53Z-
dc.date.available2014-10-14T15:01:53Z-
dc.date.issued2013-03-16-
dc.identifier.citationFLORES, Andreza Cristina dos Santos. Agricultura orgânica como temática a ser trabalhada com estudantes do ensino médio, no município de Jacarezinho-PR. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2666-
dc.description.abstractThis work has as main objective to verify the level of know ledge through questionnaires given to high school students, related to basic knowledge onorganic and conventional agriculture, intending to show the benefits that organic agriculture can offer to the community settlement of the Movement of Landless Rural Workers, located in the neighborhood Orangery as well as answer questions on the subject of urban school students, with the target audience of high school students Itinerant School Valmir Mota de Oliveira and high school students from State College Rui Barbosa-EFMP, in the Municipality of Jacarezinho-PR, to implement some fundamentals of agroecology in family farming, allowing small producers, the sons off armers and consumers a better clarification on the subject, demonstrating the advantages of harvesting and consuming products healthy without chemical residues, with rapid productivity and profitability. Data analysis was conducted by surveying, interpretation and codification of answers on the subject. Through a simple questionnaire regarding basic knowledge about organic farming, conventional production methods and preferably about this practice yielded results generally un satisfactory, both in school and in the field of urban school. It is intended through literature reviews and information obtained in surveys with students, the achievement of key data and key points for attitude changes that occur in the productions, informed and discerning clientele, with the intention to serve as a parameter for future projects Environmental Education and Family Farming.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectEcologia agrícolapt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectConhecimento e aprendizagempt_BR
dc.subjectAgricultural ecologypt_BR
dc.subjectFamily farmspt_BR
dc.subjectKnowledge and learningpt_BR
dc.titleAgricultura orgânica como temática a ser trabalhada com estudantes do ensino médio, no município de Jacarezinho-PRpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo o de verificar o nível de conhecimento, através de questionários aplicados aos alunos do ensino médio, relacionados aos conhecimentos básicos sobre agricultura orgânica e convencional, com intenção de evidenciar os benefícios que a agricultura orgânica pode oferecer à comunidade do Assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, localizado no bairro Laranjal, bem como esclarecer dúvidas sobre a temática a estudantes de escola urbana, tendo como público alvo alunos do ensino médio da Escola Itinerante Valmir Mota de Oliveira e estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Rui Barbosa- EFMP, no Município de Jacarezinho-PR, visando implantar alguns fundamentos da agroecologia na agricultura familiar, permitindo aos pequenos produtores, a filhos de produtores e ao consumidor um melhor esclarecimento sobre a temática, demonstrando as vantagens de se colher e consumir produtos sadios e sem resíduos químicos, com rápida produtividade e lucratividade. A análise dos dados foi realizada por meio de levantamento, interpretação e codificação das respostas sobre a temática. Através de um questionário simples em relação aos conhecimentos básicos sobre agricultura orgânica, convencional, métodos de produção e preferência sobre essas práticas, obteve-se resultados de maneira geral, insatisfatórios, tanto na escola do campo quanto na escola urbana. Pretende-se através de revisões bibliográficas e com informações obtidas em pesquisas feitas junto aos alunos, a obtenção dos principais dados e aspectos primordiais para que ocorram mudanças de atitudes nas produções, clientelas mais exigentes e informadas, tendo como intuito de servir de parâmetro a futuros projetos de Educação Ambiental e de Agricultura Familiar.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Vieira, Graciela Leila Heep-
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_06.pdf679,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.