Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2718
Título: A educação ambiental como o melhor caminho para a redução dos graves problemas ambientais
Autor(es): Oliveira, Maelly Rodrigues Lima de
Orientador(es): Schütz, Fabiana Costa de Araújo
Palavras-chave: Conservação da natureza
Ensino - Meios auxiliares
Conservação da natureza
Nature conservation
Teaching - Aids and devices
Nature conservation
Data do documento: 2-Jul-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: OLIVEIRA, Maelly Rodrigues Lima de. A educação ambiental como o melhor caminho para a redução dos graves problemas ambientais. 2011. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Telemâco Borba, 2011.
Resumo: Este trabalho tem como enfoque principal relatar a prática educativa vivenciada pelos (as) professores (as) da Educação Infantil e Fundamental, em relação à temática de Educação Ambiental e revelar os principais impasses e desafios encontrados por eles, em sua prática educativa cotidiana. Para o levantamento de dados, realizamos uma pesquisa que teve como campo de observação, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Marechal Arthur da Costa e Silva, localizada no município de Telêmaco Borba - Paraná A metodologia pautou-se pela abordagem qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados o questionário previamente elaborado. Observou-se que os conteúdos mais enfocados na educação ambiental são: Água, lixo, reciclagem, aquecimento global e Agenda 21. Conclui-se que a escola em estudo procura entender as questões ambientais e repassa aos alunos a importância da preservação ambiental, exercendo seu papel de cidadania.
Abstract: This work focuses on reporting the main educational practice experienced by (the) teachers (as) Early Childhood Education and Elementary in relation to the theme of Environmental Education and reveal the main problems and challenges faced by them in their daily educational practice. For data collection, we conducted a survey that was field observation, the School Hall Elementary School Marshal Arthur of Costa e Silva, located in Telêmaco Borba – PR. The methodology was based on a qualitative approach, having as a tool for data collection questionnaire beforehand. As a result of this study is that the contents more focused on environmental education are: Water, trash, recycling, global warming and Agenda 21. It was concluded that the school studies analyzed to understand environmental issues and passes it on to students the importance of environmental preservation, through their role as citizens.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2718
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_36.pdf1,14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.