Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/312
Título: A química dos óleos essenciais no ensino médio
Autor(es): Fiorio, Jhonatan Luiz
Dalposso, Pâmela Vanessa
Orientador(es): Pereira, Edimir Andrade
Palavras-chave: Essências e óleos essenciais
Química (Ensino médio)
Essences and essential oils
Chemistry (High school)
Data do documento: 2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: DALPOSSO, Pâmela Vanessa; FIORIO, Jhonatan Luiz. A química dos óleos essenciais no ensino médio. 2011. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2011.
Resumo: Atualmente com as dificuldades em que o mundo se encontra é de grande necessidade que o aluno crie posicionamento diante dos acontecimentos e possa julgar e tomar suas próprias decisões. Diante dessa problemática o educador deve tentar criar meios e táticas preparando o aluno não somente para provas tradicionais, mas um ser pensante capaz de atuar na sociedade em que vive para melhorá-la. Sendo a química uma ciência de métodos experimentais que comprova na prática o que o aluno vê na teoria, faz-se necessário que este em algum momento de sua formação acadêmica tenha um maior contato com o laboratório. Pensando nisso propôs-se este trabalho buscando desenvolver um aparato de extração de óleos essenciais de baixo custo, fazendo uso de materiais acessíveis e baratos e então montar uma aula experimental extraindo o óleo de plantas comumente conhecidas pelos alunos. Durante o desenvolvimento da aula foram utilizados recursos didáticos como multimídia, montagem de moléculas fazendo uso de kit molecular de estruturas químicas, análise sensorial do odor de certos óleos e utilização de trechos de um filme. A aula decorreu de maneira agradável, o emprego desses recursos didáticos auxiliou no processo de ensino, atraindo os alunos e contextualizando o assunto abordado, além de auxiliar para a formação social do mesmo, desenvolvendo um cidadão atuante na sociedade. A motivação e o interesse dos alunos é o resultado do estímulo do docente e está intimamente associado á utilização de recursos didático-pedagógicos.
Abstract: Currently with difficulties that the world is, it is important that the student create position on the events and they can judge and make their own decisions. In front of this problematic, the teacher should try to create means and tactics preparing students not only to test with decorated formula, but a thinking person able to act in the society that lives and be able to improve it. Being the chemistry a science of experimental methods which proves in practice what the student see in theory, it is necessary that at some point in their academic life the student has more contact with the lab. Thinking this it was proposed this work, seeking to develop a low cost apparatus for extracting essential oils, using available and inexpensive materials, and then mount a trial lesson extracting oils from plants commonly known by the students. During the class development it were used teaching recourses as multimedia, setting molecules using a molecular kit of chemistry structures, smell sensory analysis of certain oils and use of parts of a movie. The class proceeded in a pleasant way, the use of these teaching recourses assisted on the teaching process, attracting the students and contextualizing the subject discussed, beyond might assist in the social formation, developing an active citizen in the society. The motivation and the student interest is the result of the teacher stimulation and it is closely associated with the used didactic and pedagogic resources.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/312
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2011_2_05.pdf860,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.