Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3120
Título: Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana
Autor(es): Maria, Ligia Esteves
Orientador(es): Sutil, Noemi
Palavras-chave: Lixo - Eliminação
Discussões e debates
Refuse and refuse disposal
Debates and debating
Data do documento: 4-Set-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MARIA, Ligia Esteves. Alfabetização científica e questões sociocientíficas: energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Neste trabalho, discutem-se possibilidades de alfabetização científica no Ensino Médio, com o desenvolvimento de uma sequência didática, em abordagem de questões sociocientíficas envolvendo energia e destino de resíduos em Curitiba e Região Metropolitana. A sequência didática compreendeu três encontros, em que houve produções escritas dos estudantes. A análise dessas produções foi realizada de acordo com pressupostos e características de Análise de Conteúdo e modelo de argumentação proposto por Stephen Toulmin. Entre as possibilidades de alfabetização científica são destacadas: apropriação de conhecimentos científicos; desenvolvimento de concepção de ciência construtiva associada à sociedade, cultura e ambiente; participação pública em questões relativas à ciência, tecnologia, sociedade e ambiente; argumentação. Podem ser ressaltados avanços em relação à explicitação de argumentos fundamentados e envolvimento na análise e proposição de soluções às situações apresentadas.
Abstract: In this work, it has been discussed scientific literacy possibilities in High School, with the development of an instructional sequence for approaching socioscientific issues, concerning energy and disposal of residues in Curitiba and Metropolitan Area. The instructional sequence was developed in three meetings, with students writing production at the end. These production analyses were accomplished considering Content Analysis characteristics and fundaments and the argumentation model proposed by Stephen Toulmin. Among the possibilities for scientific literacy are highlighted: the appropriation of scientific knowledge; development of constructive conception of science associated with society, culture and environment; public participation in matters relating to science, technology, society and environment; argumentation. Advances can be emphasized regarding the explicitness of reasoned arguments and involvement in analyzing and proposing solutions to the presented situations.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3120
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2014_1_03.pdf2,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.