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Título: Noções de astrofísica e de cosmologia moderna nas aulas de física do ensino médio: uma sequência didática a partir do Paradoxo de Olbers
Autor(es): Santos, Ramissés Feld
Orientador(es): Florczak, Marcos Antonio
Palavras-chave: Astrofísica
Cosmologia
Física - Estudo e ensino
Astrophysics
Cosmology
Physics - Study and teaching
Data do documento: 28-Ago-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SANTOS, Ramissés Feld. Noções de astrofísica e de cosmologia moderna nas aulas de física do ensino médio: uma sequência didática a partir do Paradoxo de Olbers. 2014. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados de uma sequência didática desenvolvida em um Colégio da Rede Pública de Campina Grande do Sul, Paraná. A sequência abordou tópicos de Astrofísica e Cosmologia Moderna dentro do contexto da Física Moderna e Contemporânea para alunos de duas turmas de 3º ano do Ensino Médio. Também buscou conhecer o Estado da Arte sobre o Ensino de Cosmologia Moderna no Brasil. Foram ao todo cinco intervenções em sala de aula, que abordaram conteúdos como escalas de distância astronômicas, espectroscopia astronômica, redshift, lei de Hubble e a expansão do universo, além da idade do universo, usando como problematização inicial o paradoxo de Olbers. A atividade foi analisada qualitativamente com a técnica de Análise de Conteúdo de Laurence Bardin, usando instrumentos de coleta de dados como um diário de campo e questionários de assimilação de conteúdo e avaliação de curso. Dentre as conclusões alcançadas, pode-se destacar o surgimento de competências e habilidades por parte dos estudantes levando-se em conta o conteúdo e a visão histórica, bem como uma consolidação ou surgimento de conceitos e visões acerca do universo, além de alguns indícios que apontam a integração da Astrofísica e da Cosmologia com a Física Moderna e Contemporânea. Assim, pode-se inferir que, nesse caso, foi perfeitamente plausível introduzir tópicos de Cosmologia Moderna e Astrofísica para os alunos do Ensino Médio, de acordo com o tema estruturador ‘Universo, Terra e Vida’, recomendado pelos documentos oficiais.
Abstract: This work is intended to present results of a learning sequence developed on a Public College situated in the municipality of Campina Grande do Sul, Paraná, Brazil. The sequence addressed topics of Astrophysics and Modern Cosmology within the context of Modern and Contemporary Physics for students from three classes of 3rd year of high school. Also, this work sought to know the State of the Art on the Teaching of Modern Cosmology in Brazil. A total of five interventions in the classroom were given and those focused contents such scales of astronomical distance, astronomical spectroscopy, redshift, Hubble's law and the expansion of the universe and the age of the universe, using as initial questioning the Olbers’ Paradox. The activity was analyzed qualitatively using the technique of Content Analysis developed by Laurence Bardin, using data collection tools such as a field diary and questionnaires of assimilation and assessment of the course. Among the reached conclusions, one can highlight the emergence of competencies and skills by students taking into account the content and historical view, a consolidation or emergence of concepts and visions about the universe, plus some evidence pointing to integration of Astrophysics and Modern Cosmology with Modern and Contemporary Physics. Thus, one can infer that in this case, it was entirely plausible to introduce topics of Modern Cosmology and Astrophysics for High School students, according to the theme 'Universe, Earth and Life', recommended by Brazilian official documents.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3121
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