Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3217
Título: Estudo de viabilidade técnica e econômica da instalação de uma bomba de calor no processo de pintura da Electrolux do Brasil, planta Guabirotuba, Curitiba - PR
Autor(es): Nogueira, Diego Rodrigo de Freitas
Buzzatto, João Ricardo Ferreira
Suzuki, Rafael Kenji Ribeiro
Orientador(es): Raia, Maria de Fátima Ribeiro
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Refrigeração
Indústrias - Conservação de energia
Sustainable development
Refrigeration and refrigerating machinery
Industries - Energy conservation
Data do documento: 24-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: NOGUEIRA, Diego Rodrigo de Freitas; BUZZATTO, João Ricardo Ferreira; SUZUKI, Rafael Kenji Ribeiro. Estudo de viabilidade técnica e econômica da instalação de uma bomba de calor no processo de pintura da Electrolux do Brasil, planta Guabirotuba, Curitiba - PR. 2014. 88 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A Electrolux possui o programa Green Spirit, cujo objetivo é a redução do consumo de fontes de energia, assim como a redução da emissão de gases e agentes prejudiciais ao meio-ambiente. Em parceria com o programa, este estudo analisa a possibilidade da implantação de uma bomba de calor no processo do banho de desengraxante do setor de pintura da fábrica 1 da Electrolux do Guabitoruba. O estudo é substituir o aquecimento da água, que é feito por um boiler a gás natural, por um sistema de reaproveitamento de calor. O novo sistema propõe a retirada de calor do sistema do chiller de compressão responsável pela climatização da cabine de pintura, diminuindo assim seu trabalho para resfriar a água que troca de calor com o ambiente. A energia térmica é então reaproveitada para o aquecimento da água armazenada no sistema do boiler, que, por sua vez, troca de calor com a água do banho desengraxante. Com o presente estudo, a instalação de uma bomba de calor elimina o consumo de gás natural, estimando-se a redução da emissão de gás metano, CH4. Por outro lado, o funcionamento da bomba também foi capaz de reduzir o consumo de energia elétrica do chiller. O estudo da utilização da bomba de calor no processo da Electrolux, além de ajudar a atingir as metas do programa Green Spirit, demonstra uma grande economia em dinheiro, com um tempo de retorno de investimento próximo a um ano.
Abstract: Electrolux has a program called Green Spirit, which the main target is the reduction of energy consumption, as also the reduction of gas emission and detergents that attack the environment. Align with the program, this study analyze the feasibility of installation of a heat pump in the degreaser process at the paint shop of factory 1 at Electrolux of Guabirotuba. The study is to replace the water heating that uses a natural gas boiler, for a system that reuses heat. The new system proposes the heat removal from the chiller system responsible for the acclimatization of the painting booth, reducing amount of work needed to cool the water that exchange heat with the ambient. So the thermal energy is reused on the water heating of the boiler system that heats the degreaser process water. With this study, the installation of a heat pump eliminates the natural gas consumption, estimating the reduction of methane emission, CH4. On the other side, the pump operation also able the reduction of the chiller electricity consumption. The study of using the heat pump at Electrolux, besides to help achieve the Green Spirit program targets, shows a great money savings, with a nearly one year payback.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3217
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2013_2_10.pdf2,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.