Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/324
Título: Técnicas de bombeamento de fluídos aplicando energia solar fotovoltaica
Autor(es): Zanirato, Leandro Diniz
Moura, Leandro César de
Cordeiro, Thiago Roberto Nunes
Orientador(es): Urbanetz Junior, Jair
Palavras-chave: Energia solar
Solar energy
Data do documento: 16-Nov-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: ZANIRATO, Leandro Diniz; MOURA, Leandro César de; CORDEIRO, Thiago Roberto Nunes. Técnicas de bombeamento de fluídos aplicando energia solar fotovoltaica. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: A presente monografia aborda a avaliação de um sistema de bombeamento de fluídos com a aplicação de energia solar fotovoltaica. O sistema foi montado, pelos autores desta monografia, nas dependências da UFSC em Florianópolis. Compreende em uma configuração com equipamentos dedicados à tecnologia fotovoltaica composta por: módulos fotovoltaicos, controlador e bomba centrífuga com acionamento em corrente contínua. Foram realizadas medições da irradiância solar nessa região ao longo dos meses de Agosto e Setembro de 2011. As medições coletadas foram comparadas com os valores históricos de irradiação da região. Essa comparação demonstrou-se eficaz somente em um dos meses analisados, devido a uma freqüência atípica de chuvas. No trabalho também foi analisada a irradiação de três dias de cada mês, sendo eles: dia com irradiação mínima (dia chuvoso), dia com irradiação intermediária (grande variação da irradiancia no dia), dia com irradiação máxima (dia limpo, sem nuvens). O trabalho também apresenta equações para o dimensionamento de um sistema de bombeamento utilizando energia solar fotovoltaica. Para cada dia proposto foi estimado um volume bombeado para o dia. A referência utilizada foi um dia de irradiação máxima em que foi realizado um teste de perfomance no sistema de bombeamento e que obteve um bom volume de água bombeada. A comparação realizada com a equação proposta e o valor coletado no dia de referência mostrouse verdadeira e satisfatória. Também foi verificado que a altura manométrica total é significativa no cálculo do volume final e tem grande influência no valor total e na eficiência do sistema.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/324
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COELE_2011_2_11.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.