Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3343
Título: Um estudo sobre a contribuição do ensino da contabilidade pública frente às necessidades deste mercado nas prefeituras do sudoeste do Paraná
Autor(es): Restelli, Lucas
Orientador(es): Silva, Marivânia Rufato da
Palavras-chave: Contabilidade pública
Contadores
Mercado de trabalho
Finance, Public - Accounting
Accountants
Labor market
Data do documento: 29-Jan-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: RESTELLI, Lucas. Um estudo sobre a contribuição do ensino da contabilidade pública frente às necessidades deste mercado nas prefeituras do sudoeste do Paraná. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2013.
Resumo: Pode-se observar na literatura pesquisada que a Instituição Pública de Ensino deve formar bons profissionais, visando satisfazer os interesses da sociedade. A partir disso, procurou-se responder-se o seguinte questionamento: Qual a contribuição do ensino da Contabilidade Pública para formação de Contadores Públicos na região Sudoeste do Paraná? O objetivo geral foi, então, identificar se o ensino da disciplina de Contabilidade Pública atende as atuais demandas do mercado de trabalho da Contabilidade Pública. Para atingir-se o objetivo geral, foram adotados como objetivos específicos: contextualizar a problemática sobre a Contabilidade Pública e os novos desafios na sua operacionalização nas prefeituras municipais; identificar o perfil e a percepção dos Contadores Públicos de Prefeituras no Sudoeste do Paraná sobre o ensino da disciplina de Contabilidade Pública quando comparado às necessidades do mercado de trabalho; analisar os resultados obtidos, realizando comparação com a atual ementa da disciplina de Contabilidade Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco; e, propor as sugestões cabíveis para a melhor relação entre o ensino da disciplina de Contabilidade Pública e as necessidades do mercado de trabalho. A coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário para os Contadores de Prefeituras da região Sudoeste do Paraná. A pesquisa é classificada quanto aos procedimentos como um Levantamento e quanto aos objetivos descritiva. O problema de pesquisa foi abordado de forma qualitativa. Observou-se que a ementa da disciplina de Contabilidade Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Pato Branco atende até certo ponto as necessidades do mercado no que diz respeito à formação de Contadores Públicos. Foi possível averiguar as necessidades do mercado e efetuar as sugestões cabíveis.
Abstract: The literature researched shows that the Public Education Institution should train good professionals, aiming at satisfying the interests of society. From this premise, we sought to answer the following question: What is the contribution of the teaching of Public Accounting for the formation of Public Accountants in the South West of Paraná? The overall objective was then to identify if the teaching of the discipline of Public Accounting meets the current demands of the labor market of Public Accounting. In order to meet the overall objective, specific objectives were adopted: to contextualize the problematics of Public Accounting, and the new challenges of its operations in the City Councils; to identify the profile and perception of Public Accountants of the legislative bodies of some cities in Southwestern Paraná regarding the teaching of the discipline of Public Accounting when compared to the needs of the labor market; to analyze the results, making comparison with the current syllabus of the discipline of Public Accounting at the Federal Technological University of Paraná - Campus Pato Branco, and; to propose reasonable suggestions for the best relationship between the teaching of the discipline of Public Accounting and the needs of the labor market. Data collection was conducted through a questionnaire for local public accountants in the City Councils of Southwestern Paraná. The research, as to procedures, is classified as a collection of data, and as to purposes, descriptive. The research problem was approached in a qualitative way. It was observed that the syllabus of the discipline of Public Accounting of the Federal Technological University of Paraná - Campus Pato Branco caters to a certain extent the market's needs with regard to the formation of Public Accountants. It was possible to ascertain the needs of the market and make the appropriate suggestions.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3343
Aparece nas coleções:PB - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COCTB_2013_2_17.pdf624,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.