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Título: Estudo comparativo da aceitação do uso de aulas experimentais de Química por professores e alunos do 1º ano do Ensino Médio de colégios com diferentes realidades de ensino
Autor(es): Somariva, Letícia
Sartor, Thaís Pricila
Orientador(es): Petrikoski, Ana Paula
Palavras-chave: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Aprendizagem experimental
Chemistry (High School) - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Experiential learning
Data do documento: 23-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: SOMARIVA, Letícia; SARTOR, Thaís Priscila. Estudo comparativo da aceitação do uso de aulas experimentais de Química por professores e alunos do 1º ano do Ensino Médio de colégios com diferentes realidades de ensino. 2014. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: O ensino, principalmente das disciplinas da área das ciências exatas dos colégios públicos de nosso país, se demonstra a cada dia mais precário. Um fator que agrava essa situação, principalmente no caso da disciplina de Química, é a ausência de aulas experimentais, uma vez que alguns professores não despertam o interesse em inovar seus métodos de ensino e os laboratórios de muitos colégios são precários e despreparados. Com a elaboração deste estudo, pretende-se comprovar que a utilização de aulas experimentais na disciplina de Química é um fator que influencia na aprendizagem e melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. O projeto em questão, foi desenvolvido a partir de questionários aplicados para alunos do primeiro ano do Ensino Médio e professores da disciplina de Química de dois colégios públicos localizados em um município da região sudoeste do Paraná, onde as realidades de ensino e estrutura física dos laboratórios de Química são muito opostas. Após as análises dos resultados, certificou-se da importância que as aulas experimentais exercem sobre a compreensão dos conteúdos, uma vez que os próprios alunos e professores expuseram essa opinião. Além disso, foi possível verificar as principais dificuldades encontradas pelos professores na realização de aulas práticas e principais motivos que interferem na utilização deste recurso.
Abstract: The teaching, mainly subjects in the area of exact sciences, the public schools of our country is demonstrated every day more precarious. One factor that exacerbates this situation, especially in the case of the discipline of Chemistry, the absence of experimental classes, since some teachers do not appeal to innovate their teaching methods and laboratories of many colleges are weak and unprepared. With the preparation of this study, we intend to prove that the use of experimental classes in the discipline of Chemistry is a factor that influences the learning and understanding of content by students. The project in question was developed from questionnaires applied to students in the first year of high school and professors of Chemistry in two public schools located in a city in the southwest region of Paraná, where the realities of teaching and physical structure of the Chemistry labs are very opposite. After analyzing the results, made sure of the importance that the experimental classes have on the understanding of the contents, once the students and teachers themselves exposed this opinion. In addition, we found the main difficulties encountered by teachers in conducting practical classes and main reasons that interfere with use of this resource.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3374
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