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Título: Categorização e análise das questões de biologia do ENEM (1998 - 2012)
Autor(es): Sapatini, Jefferson Ricardo
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Avaliação educacional
Biologia
Aprendizagem
Education - Evaluation
Biology
Learning
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SAPATINI, Jefferson Ricardo. Categorização e análise das questões de biologia do ENEM (1998-2012). 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A avaliação é uma ferramenta de diagnóstico que permite analisar os mais diferentes aspectos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. O ENEM, uma das mais importantes avaliações dos concluintes do ensino médio, foi criado em 1998 e tem tentado, desde sua implementação, assumir uma postura inovadora em relação às avaliações tradicionais de acesso ao ensino superior. Partindo do pressuposto de que tal avaliação cumpre papel de norteadora do Ensino médio, o presente trabalho tem por objetivo categorizar e analisar as questões de Biologia presentes no ENEM. Inicialmente, as questões das provas aplicadas de 1998 a 2012 foram submetidas à análise de conteúdo e categorizadas por temas e, a partir de 2009, também por competências exigidas. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente e observou-se que a Biologia representa cerca de 20 % de toda a avaliação. O tema mais solicitado foi a interdependência da vida, que inclui as interações entre os seres vivos e a intervenção humana no ambiente. Em contrapartida, com menor aparição apresentou-se o tema 4 - Transmissão da vida e mecanismos de variabilidade genética. Em relação às competências desenvolvidas, a mais cobrada foi a compreensão das interações entre organismos e ambiente. Baseando-se nos resultados e na análise, foi possível concluir que a Biologia encontra-se representada de forma significativa nas edições do ENEM e que, de uma maneira geral, as questões apresentam-se bem estruturadas, necessitando apenas de maior uniformidade em relação aos temas e competências em cada edição.
Abstract: The assessment is a diagnostic tool that lets it to analyze the different aspects involved in the process of teaching e learning. ENEM, on of the most assessments of graduation from High School in Brazil, was established in 1998 and since its inception has tried to take an innovate play compared to traditional assessments of access to higher education. Assuming that such assessment play the guiding role of high school, the present work aims to categorize and analyze the Biology questions in ENEM. Initially, the questions of tests applied from 1998 to 2012 were subject to content analysis and categorized by themes, and from 2009, also were analyzed the skills required. The data were statistically analyzed and it was observed that Biology is about of 20% of all tests. The most requested theme was The Interdependence of life, which includes the interactions between living beings and human intervention in the environment. In contrast, less appearance was the theme four – Transmission of life and mechanisms of genetic variability. Regarding skills developed, the more charged was to understand interactions between organisms and their environment. Based on the data and analysis, it was concluded that Biology has a significant number of questions in ENEM test and, in general, the questions present themselves well structured, requiring only increased uniformity with regard to themes and skills in each edition.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3511
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