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Título: Análise das instalações e acessibilidade do sistema de metrô de Brasília frente à NBR 14021
Autor(es): Riveiro, Lubar Eduardo Hortmann Santos
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Acessibilidade ao transporte local
Deficientes - Orientação e mobilidade
Espaços públicos com acesso livre aos deficientes
Local trasit accessibility
People with disabilities - Orientation and mobility
Public spaces - Access for physically handicapped
Data do documento: 14-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: RIVERO, Lubar Eduardo Hortmann Santos. Análise das instalações e acessibilidade do sistema de metrô de Brasília frente à NBR 14021. 2014. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O trabalho aborda conceitos de acessibilidade, enfatiza o cenário vivenciado pela nossa sociedade frisando a importância da acessibilidade na inclusão social. A acessibilidade descrita em linhas gerais apresenta um grande desafio das mudanças culturais e sociais, esse é o desafio enfrentado diariamente pelos portadores de necessidades especiais. A proposta vem de encontro com essa necessidade de acessibilidade e inclusão social. O sistema de metrô de Brasília foi definido como objeto de estudo para esse trabalho tendo como objetivo realizar um estudo de acessibilidade nas instalações e equipamentos fazendo aferições perante NBR 14021. O detalhamento da história do metrô esboça uma ideia global sobre o processo geral e a forma como ocorreu a concepção do principal sistema de transporte público de Brasília. Para o estudo, foi desenvolvido um questionário resumido e objetivo para entender a percepção do usuário quanto à qualidade do sistema de transporte estudado. Tendo esses dados estratificados foi realizada a aferição de campo para cada item da NBR 14021 e desenvolvido relatório fotográfico para posterior análise e detalhamento do estudo de campo. Observou-se que a percepção do usuário nem sempre remete a realidade das instalações, em muito dos casos por desconhecimento ou por não existir visão técnica mais criteriosa para relatar o cenário. A aferição de campo apresentou inúmeras falhas e divergências e falta de padrão em alguns itens estudados, no entanto, em inúmeros outros apresentou precisão com bastante rigor a norma. Com o crescimento da cidade, é possível perceber que as instalações desenvolvidas nos últimos anos não acompanharam o crescimento populacional. Existem ainda inúmeras falhas que devem ser tratadas de forma gradativa e contínua para melhorar o sistema, e com isso, proporcionar cada vez mais inclusão social e acima de tudo segurança para a população que depende diariamente do sistema de transporte.
Abstract: The study in question refers to concepts of accessibility, emphasizes the scenario experienced by our society by stressing the importance of accessibility in social inclusion. The accessibility, described in general lines, presents a major challenge for cultural and social changes that is the challenge faced daily by people with special needs. The proposal comes hand in hand with the necessity of accessibility and social inclusion. The Metro System in Brasilia was defined as the subject of study for this work with the objective of performing an accessibility study within the facilities and equipment making references before the NBR 14021. The details of the Metro history outline a comprehensive idea of the whole process and the way in how the main public transportation system came to existence. For the purpose of this study, it was developed a summarized and objective survey to understand the perception of the user about the quality of the transportation system. Having this data distributed, the measurement of the field was made for each item of the NBR 14021 as well as the photographic report for later analysis and detailing of the field work. It was observed that the perception of the user, is not always showing the reality of the premises, in many cases due to ignoring or even for the absence of technical and more demanding vision to describe the scenario. The measurement of the field presented endless failures and inconsistencies and lack of standards in some of the studied items, however in other areas it showed high standard precision close to the normative. With the development of the city, it is possible to understand that the premises developed in the last years did not grew along with the population. There are still endless failures that need to be worked on in a sequential and continuous way to improve the system, and with it, provide every time much more social inclusion and above all, security to the population that depends of the public transportation system on a daily basis.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3535
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