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Título: Transporte cicloviário: a percepção dos usuários da cidade de São José dos Campos
Autor(es): Melo, Maria Carolina de Cássia
Orientador(es): Myszczuk, Ana Paula
Palavras-chave: Ciclovias
Mobilidade residencial
Política pública
Planejamento urbano
Bicycle trails
Residential mobility
Public policy
City planning
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MELO, Maria Carolina de Cássia. Transporte cicloviário: a percepção dos usuários da cidade de São José dos Campos. 2014. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, São José dos Campos, 2014.
Resumo: Apresenta-se neste trabalho uma análise da percepção dos usuários do transporte cicloviário da cidade de São José dos Campos. A proposta abrangerá única e exclusivamente o ciclismo utilitário como meio de transporte, que compreende qualquer ciclismo que não seja primariamente praticado para fins de exercício físico, de recreação (tal como no cicloturismo), ou de atividades esportivas (tal como em competições ciclísticas). Através de uma amostragem feita com usuários da bicicleta, foi comparado os elementos sugeridos na pesquisa, como: a existência de ciclovias e a frequência de seu uso, o conhecimento e a eficiência da política pública voltada para o transporte cicloviário e a motivação no uso da bicicleta como meio de transporte alternativo com o estado atual da infraestrutura cicloviária para apurar a percepção dos usuários frente às ações do município. Com intuito de aprofundar a comparação proposta foram identificadas as vias de maiores fluxos e congestionamentos da cidade; verificando se as mesmas tem ciclovias ou ciclofaixas, e depois comparando-as com o mapa de ciclovia proposto no plano diretor. Finalmente foi traçado uma conexão entre o questionário aplicado e a pesquisa de campo.
Abstract: We present in this report an analysis of the users' perception of bicycle transportation in the city of São José dos Campos. The proposal will cover exclusively the utility cycling as means of transport, which includes any bike that is not practiced primarily for the purpose of physical exercise, recreation (such as in cycling), or sports (such as cycling competitions). Through a research done with users of the bicycle, was compared the elements suggested in the research, such as the existence of bike paths and the frequency of its use, the knowledge and the efficiency of public policy directed to the bicycle transport and motivation in the use of bicycle as an alternative means of transport with the current state of cycling infrastructure to determine the perception of users across the municipality's actions. With a view to enhancing comparison proposal were identified major routes flows and city congestion; checking whether they have bicycle paths or lanes, and after that comparing them to the bicycle path map proposed in the master plan. It was finally drawn a connection between the questionnaire and field research.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3743
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