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Título: A aquisição de uma língua estrangeira por idosos como estímulo para a memória
Autor(es): Sousa, Rosely Gamboa
Orientador(es): Romanelli, Egidio Jose
Palavras-chave: Idosos - Educação
Aquisição da segunda língua
Memória em idosos
Older people - Education
Second language acquisition
Memory in old age
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SOUSA, Rosely Gamboa. A aquisição de uma língua estrangeira por idosos como estímulo para a memória. 2014. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar a evolução da memória do indivíduo idoso e apresentar os benefícios da aprendizagem de uma língua estrangeira por estes indivíduos para o estímulo da memória como forma de preservá-la contra patologias neurodegenerativas. Para tanto, procuramos buscar na literatura vigente sobre o funcionamento do cérebro, a definição das memórias, como estas são adquiridas e quais os tipos de memórias envolvidas no processo de aprendizagem de uma língua estrangeira. Num segundo momento versamos as nossas pesquisas no declínio cognitivo e na deteorização das capacidades cognitivas do homem. Posteriormente percorremos as zonas do cérebro envolvidas no aprendizado de uma língua estrangeira e como ele reage a este processo de aquisição. Tratamos em seguida sobre a plasticidade do cérebro e a capacidade por parte dos idosos em aprender uma nova língua impulsionados pela faculdade do cérebro em remodelar a memória e em criar novas redes neuronais. Finalmente abordamos com base em teorias, estudos e relatos de pesquisadores, a aquisição de uma língua estrangeira por idosos. Focando-nos nas transformações neurobiológicas, físicas e sociais dos indivíduos idosos no processo de aquisição, observamos que a memória é fortemente estimulada com a aquisição, o que resulta em uma série de transformações positivas na vida do idoso.
Abstract: The purpose of this study is to analyze the evolution of memory in the brain of the elderly and present the benefits of learning a foreign language for these individuals in order to stimulate memory and prevent neurodegenerative diseases. To that aim, research was made to find how the brain functions and also collect information about memory such as its definition, how memory is acquired and the various kinds of memory involved in the process of learning a foreign language. At a second phase, the study focused on cognitive decline and man's cognitive skills deterioration. It was also necessary to study the brain areas related to the process of learning a foreign language, understanding how it reacts to the process of a foreign language acquisition. Another important part of this study was concerned to brain flexibility and the elderly abilities to learn a foreign language. Special focus was given to neurobiological, physical and social changes for the elderly involved in the language acquisition process, making it clear that memory is strongly stimulated, which results in positive transformations in seniors' lives.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3760
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