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Título: A tempestade em quadrinhos: análise de uma adaptação do texto Shakespeariano para o ensino de língua inglesa
Autor(es): Birck, Daniele Maria Castanho
Orientador(es): Cabreira, Regina Helena Urias
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino
Línguas modernas
Histórias em quadrinhos - Adaptações
English language - Study and teaching
Languages, Modern
Comic books - Adaptations
Data do documento: 16-Mai-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: BIRCK, Daniele Maria Castanho. A tempestade em quadrinhos: análise de uma adaptação do texto Shakespeariano para o ensino de língua inglesa. 2014. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: O uso de textos literários no ensino de línguas estrangeiras tem sido considerado relevante para o desenvolvimento da aquisição linguística. Entretanto, escolher textos literários adequados para níveis iniciantes e pré-intermediários é um grande desafio. Para resolver este problema, diversas editoras publicam obras que adaptam clássicos da literatura mundial para o ensino de línguas estrangeiras. O objetivo deste artigo foi analisar a adaptação do texto shakespeariano A tempestade (1611) para os quadrinhos da Heinle Cengage Learning que foi intitulada The Tempest: The Graphic Novel (2011). Para embasar teoricamente esta análise foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a peça shakespeariana e sobre o processo artístico de adaptação literária. Finalmente, após realizar a análise do romance gráfico, chegou-se a conclusão de que a associação entre imagens, texto simplificado e as convenções próprias da mídia em questão resultou um texto literário envolvente e adequado para se usar em sala de aula.
Abstract: Using literary texts in foreign language teaching has been considered relevant to the development of language acquisition. However, choosing literary texts that are appropriate to beginner or pre-intermediate levels is a great challenge. In order to solve this problem, many publishers offer adaptations of classical literary works to be used in foreign language teaching. This essay aimed at analysing the adaptation of Shakespeare’s The Tempest (1611) to the Heinle Cengage Learning comics entitled The Tempest: the Graphic Novel (2011). In order to build a theoretical basis to this study, a bibliographical research on the shakespearean play and on the artistic process of adaptation has been done. Finally, after analyzing the graphic novel per se, it was concluded that the association of images, the simplified text e the media conventions resulted in an appropriate and involving literary text to be used in the classroom.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3762
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