Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3763
Título: A língua e a cultura: um eixo da interculturalidade no ensino de FLE
Autor(es): Santos, Zoraia Ribeiro dos
Orientador(es): Werner, Maristela Pugsley
Palavras-chave: Língua francesa - Estudos interculturais
Cultura - Linguagem
Comunicação intercultural
French language - Cross-cultural studies
Culture - Language
Intercultural communication
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SANTOS, Zoraia Ribeiro dos. A língua e a cultura: um eixo da interculturalidade no ensino de FLE. 2014. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Esse artigo aborda, de forma introdutória e conceitual, a problemática de formação e desenvolvimento da relação entre língua e cultura na perspectiva da interculturalidade, e toma como ponto de partida o conteúdo sociocultural, com relevo no aspecto da alteridade. O campo de análise se dá a partir do enfoque da mobilização do aprendiz no processo de descobrimento de si mesmo e do outro pelos desafios que devem ser enfrentados, e traz como um dos elementos, a literatura. Nessa perspectiva, o objetivo é analisar a importância da abordagem intercultural no ensino de Francês Língua Estrangeira - FLE, no que se refere à aprendizagem de uma língua alvo, a partir dos referenciais de origem: a língua e a cultura. Sua implicação reside em dois pontos: na existência da diversidade cultural, tendo em vista a globalização, e na meta de sua compreensão por seus aprendizes, de um agir reflexivo e de uma comunicação intercultural; no desenvolvimento da alteridade, o que permite a eficácia na relação entre os aprendizes no âmbito desta empreitada. Para tanto, fundamenta-se na abordagem da teoria comunicativa, o que permite analisar os estudos interculturais - aporte dos conceitos, bem como dimensionar a noção sobre o componente cultural no ensino-aprendizagem.
Abstract: This article aims to approach in an introductory and conceptual way, the problem of the formation and development of the relationship between language and culture in an intercultural perspective, and takes as its starting point the sociocultural content, focusing on aspects of otherness. The field analysis starts from the approach of mobilizing the learner to discover himself and the other one by the challenges that must be faced, the literature. In this perspective, the objective is to analyze the importance of the intercultural approach in the teaching of French as a Foreign Language - FLE, regarding learning the target language from the source reference: language and culture. His involvement lies in two points: the existence of cultural diversity, with a view of globalization, and understanding by his apprentices, two elements: an active thinking and intercultural communication; in the development of otherness, which enables efficiency in the relationship among apprentices for this company. For this, the approach is based on the theory of communication, which allows analyzing the cross-cultural studies - the contribution of concepts, as that size the cultural component in the teaching-learning process.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3763
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2013_1_13.pdf352,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.