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Título: Aquisição da habilidade oral em segunda língua através de práticas refletidas a partir da aquisição da língua materna
Autor(es): Luchesa, Marta Matilde
Orientador(es): Romanelli, Egidio Jose
Palavras-chave: Oralidade
Aquisição de linguagem
Aquisição da segunda língua
Prática de ensino
Orality
Language acquisition
Second language acquisition
Student teaching
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: LUCHESA, Marta Matilde. Aquisição da habilidade oral em segunda língua através de práticas refletidas a partir da aquisição da língua materna. 2013. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Esta monografia trata da aquisição da habilidade oral em segunda língua a partir do modelo neurológico na mímesis da aquisição de língua materna (L1). Traçou-se um paralelo e possíveis diferenças entre as duas aquisições. O objetivo foi verificar se uma prática de ensino pautada na mímesis da oralidade poderia promover no aluno aprendiz um caminho eficiente para essa aquisição. Destaca-se nesse trabalho a aquisição oral de (L2) – a partir do escopo que privilegia a forma natural, intuitiva e a mímesis subconsciente de assimilação da comunicação oral e auditiva mesmo em aprendizes adultos. Leva-se em consideração, principalmente, a parte auditiva e a oralidade. A metodologia aplicada foi qualitativa com estudo de caso, composto de entrevistas gravadas com dois alunos que estudam inglês a partir de metodologias diferentes: uma tradicional e a outra que parte do escopo da aquisição de L1. O resultado do estudo de caso aponta para uma desenvoltura da capacidade oral em segunda língua uma vez que o entrevistado 2 apresentou um número de palavras 4 vezes maior que o entrevistado 1. O resultado provoca a reflexão sobre o ensino da L2 baseado em aquisição da língua materna, visto que o mesmo pode representar uma prática mais adequada para a habilidade oral.
Abstract: This article deals with the acquisition of oral skill in second language from the neurological model grounded in the mimesis of the mother tongue (L1) acquisition. Drawing a parallel and showing possible differences between the two. The objective was to determine whether a teaching practice based on the mimesis of orality could promote in the student an efficient way for this acquisition. It is noteworthy in this study the oral acquisition of L2 - from the scope that privileges the natural, intuitive and subconscious mimesis of assimilation of oral and auditory communication even in adult learners. It takes into account, mainly the auditory part and the orality. The methodology used was qualitative with a case study, consisting of two recorded interviews with two students who are learning English from different methodologies: the traditional model and the other within the scope of the acquisition of L1. The result of the case study indicates an oral ability development in second language since the respondent 2 presented a number of words four times larger than the respondent 1. The result provokes reflection regarding the teaching of L2, based on acquisition of mother language, and that it may represent a more appropriate practice for oral ability.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3771
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