Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3774
Título: Aprendendo a aprender: a relevância de estratégias metacognitivas na aprendizagem de língua estrangeira
Autor(es): Nogari, Nilcéia Aparecida
Orientador(es): Engelbert, Ana Paula Petriu Ferreira
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Interlíngua (Aprendizagem de línguas)
Línguas modernas
Learning strategies
Interlanguage (Language learning)
Languages, Modern
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: NOGARI, Nilcéia Aparecida. Aprendendo a aprender: a relevância de estratégias metacognitivas na aprendizagem de língua estrangeira. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a relevância de estratégias metacognitivas na aprendizagem de línguas estrangeiras. Antes de adentrar especificamente tais estratégias, foi apresentado primeiramente um breve histórico acerca dos estudos em geral sobre estratégias de aprendizagem, suas definições e como têm sido classificadas. O presente estudo discute as possíveis definições de estratégias metacognitivas, o conceito de metacognição, sua relevância para o aprendizado de língua estrangeira e o papel do professor nesse processo. Além disso, por meio de uma pesquisa de campo e aplicação de questionário, verificou-se se alunos de língua estrangeira já receberam treinamento ou instruções sobre o uso de estratégias metacognitivas, bem como se eles a utilizam em sua aprendizagem e com que frequência. Os resultados desta investigação apresentam um panorama sobre a utilização dessas estratégias por alunos do nível básico ao avançado. Fundamentado em estudos contemporâneos, esta pesquisa, além de enfatizar a importância das estratégias metacognitivas no aprendizado de línguas estrangeiras, sugere que professores desta área sejam treinados para o uso dessa ferramenta podendo assim auxiliar seus alunos a atingir a proficiência na língua alvo.
Abstract: The aim of this study is to analyze the relevance of metacognitive strategies in foreign language learning. We present an overview of the language learning strategies, their definitions and how they have been classified. Through further analysis, this study discusses the possible definitions of metacognitive strategies, the concept of metacognition, its relevance to foreign language learning and the teacher's role in this process. Using a descriptive research through a questionnaire, this study examines whether foreign language learners have received training or instruction concerning the use of metacognitive strategies, as well as if they use them in their learning and how often. The findings of this research provide insights into the use of metacognitive strategies by students from basic to advanced level. Based on current theory and research, this study not only emphasizes the importance of metacognitive strategies in foreign language learning but also suggests that teachers should receive strategy training to assist students along their path to proficiency in the target language.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3774
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2012_1_09.pdf298,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.