Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3783
Título: O ensino de línguas através da música
Autor(es): Sbalqueiro, Carlos Henrique
Orientador(es): Cabreira, Regina Helena Urias
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Música na educação
Línguas modernas
Language and languages - Study and teaching
Music in education
Languages, Modern
Data do documento: 2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: SBALQUEIRO, Carlos Henrique. O ensino de línguas através da música. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Esta monografia tem como objetivo apresentar abordagens didáticas na utilização da música no ensino de língua estrangeira. Assim como os resultados da aplicação de uma proposta envolvendo canções em sala de aula como maneira de facilitar a aquisição da L2 visando uma formação crítica do aluno. Apesar de este trabalho tratar da língua estrangeira, de modo geral, há momentos em que se volta mais à língua espanhola. Uma breve análise das ações teórico práticas é apresentada levando a uma reflexão sobre possíveis caminhos que possam ser trabalhados pelo professor de L2. A partir da análise dos dados evidenciamos o papel da música na aprendizagem efetiva apontando para a possibilidade da aquisição de conhecimento linguístico por meio de canções. Em muitos momentos professores se sentem frustrados por perceber que seus alunos não têm a receptividade esperada para uma atividade, a qual muitas vezes em outro grupo gerou resultados completamente distintos. Como explicar esse fenômeno?
Abstract: This monograph aims presents didactics approaches in the use of music, concerning the teaching of foreign language. As the results of the application of a proposal involving songs in the classrooms as a way to facilitate the acquisition of a second language targeting a critical training student. Besides of this work approach de foreign language as a general side, there are moments that it stands out the Spanish language. A brief analysis about theoretical and practical actions are presented leading to a reflection about possible ways that theses actions can be worked by the teacher of the second language. From the analysis about what has been written, the use of music in the effective learning, points to the acquisition of the linguistic knowledge trough the songs. In many moments, teachers felt frustration when they noticed that his students hadn’t the expected reception about an activity, which other groups had an entire distinctive result. How to explain that situation?
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3783
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2012_1_01.pdf127,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.