Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3787
Título: Acessibilidade do portador de mobilidade reduzida, usuário de cadeira de rodas, ao transporte público de Curitiba e região metropolitana: estudo de caso
Autor(es): Braga, Denis Eugenio Vieira
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Transporte urbano
Acessibilidade ao transporte local
Deficientes - Legislação
Deficientes físicos - Orientação e mobilidade
Urban transportation
Local trasit accessibility
People with disabilities - Law and legislation
Physically handicapped - Orientation and mobility
Data do documento: 17-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: BRAGA, Denis Eugenio Vieira. Acessibilidade do portador de mobilidade reduzida, usuário de cadeira de rodas, ao transporte público de Curitiba e região metropolitana: estudo de caso. 2014. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Segundo legislação internacional e nacional todos os deficientes físicos possuem direitos iguais de trabalho produtivo e remunerado e integração social, com eliminação de preconceitos e obstáculos. Através do decreto no 5.296/2004, toda a infraestrutura de mobilidade urbana deve apresentar-se acessível até o final de 2014. Assim, avaliou-se a acessibilidade do usuário de cadeira de rodas ao transporte público, um dos prováveis fatores limitantes de sua inserção no mercado de trabalho, na região de Curitiba/PR. Portanto, com o objetivo de quantificar o grau de atendimento às normas técnicas específicas de um terminal de ônibus e em veículos que por ele transitam, verificou-se que praticamente todos os itens avaliados para os veículos (na faixa de 90%) e 54% dos itens para o terminal foram considerados acessíveis, comprovando o descumprimento ao decreto. Ainda, usuários de cadeira de rodas que utilizam o transporte foram entrevistados no intuito de caracterizar este público: metade dos entrevistados utiliza o transporte acompanhados, 31% já sofreu queda da plataforma elevatória ou nos terminais e 38% julga o serviço de atedimento às suas necessidades não adequado; causas que podem influenciar no aumento do grau de depência dos deficentes e no seus afastamentos do trabalho.
Abstract: According to international and Brazilian laws all physically disabled have equal rights to productive and remunerative work and social integration, with the elimination of rejudices and obstacles. Through the Decree no 5.296/2004, the entire urban mobility infrastructure must be accessible by the end of 2014. Thus, we evaluated the wheelchair accessibility to public transport, one of the probable limiting factors of its insertion in the labor market, in the region of Curitiba/PR. Therefore, with the objective of quantifying the degree of compliance to specific technical standards in a bus terminal and vehicles was verified that almost all items evaluated for vehicles (in the range of 90%) and 54% of the items to the terminal were considered accessible, proving the breach of decree. Yet, wheelchair users were interviewed In order to characterize this public: half of them use it accompanied, 31% already had a fall of the lift platform or in the terminal and 38% judges the treatment to their needs not suitable; factors that may reflect the increasing degree of their dependence and turns them away of work.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3787
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXIX_2015_10.pdf4,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.