Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3801
Título: Aplicação do método RULA na investigação da postura adotada por operador de balanceadora de pneus em um centro automotivo
Autor(es): Capeletti, Ben Hur Giovani Mascarello
Orientador(es): Catai, Rodrigo Eduardo
Palavras-chave: Ergonomia
Qualidade de vida no trabalho
Conforto humano
Human engineering
Quality of work life
Human comfort
Data do documento: 25-Out-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: CAPELETTI, Ben Hur Giovani Mascarello. Aplicação do método RULA na investigação da postura adotada por operador de balanceadora de pneus em um centro automotivo. 2013. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: As responsabilidades assumidas pelos empresários, a cobrança por mais produção e por qualidade nos serviços prestados pelas empresas, a possibilidade de um passivo trabalhista futuro, os prejuízos decorrentes do afastamento de colaboradores por doenças adquiridas durante o trabalho, o desconhecimento que tem o trabalhador e o empregador do risco de uma doença ocupacional passam, invariavelmente, pela necessidade de análises dos postos de trabalho e a preocupação com a saúde do trabalhador. Para verificar a possibilidade ou não de danos à saúde ergonômica de um trabalhador que opera um equipamento de balanceamento de rodas, em um centro automotivo, é que este trabalho foi elaborado. Observadas as imagens do trabalhador operando o equipamento e aplicado o método RULA (Rapid Upper Limb Assessment) na análise das posturas e esforços, obtêm-se a partir dai os níveis de ação nas posturas com maior índice de frequência. Este estudo identificou que existem riscos ergonômicos nesta atividade. O resultado do levantamento aponta para a necessidade de investigar e alterar urgentemente a postura adotada pelo funcionário ao executar o serviço. Portanto, o presente estudo permitiu concluir que existe risco ergonômico em potencial, na atividade de balancear o conjunto roda/pneu, realizado pelo trabalhador do Centro Automotivo.
Abstract: The responsabilies of the enterpranuers, the need for a better quality and bigger production of the services, the possilibilitie of future losses to the company, the empresarie and opperary`s lack of knoledge about the riscs of occupacional injuries must be analized. This work/monograph was elaborated to verify the existance of a possible damage to the health of the worker who opperates a machine to callibrate the wheel of an automobile. Obsererving the images of the workerwhile he uses the equipment, and applying the RULA method to analize the different postures and efforts, so that it`s possible to see what is wrong and how to repair it. During these studies it was proved that in fact there are riscs during the realization of the activitie.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3801
Aparece nas coleções:CT - Engenharia de Segurança do Trabalho

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEEST_XXVI_2014_03.pdf1,3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.