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Título: Análise dos riscos envolvidos na implantação de equipamentos de fiscalização automática de veículos em rodovia
Autor(es): Marques Junior, Belmiro Sebastião
Orientador(es): Hara, Massayuki Mário
Palavras-chave: Rodovias - Medidas de segurança
Segurança do trabalho
Ergonomia
Segurança do trabalho - Legislação
Roads - Safety measures
Industrial safety
Human engineering
Industrial safety - Law and legislation
Data do documento: 5-Mar-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MARQUES JUNIOR, Belmiro Sebastião. Análise dos riscos envolvidos na implantação de equipamentos de fiscalização automática de veículos em rodovia. 2015. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Para adotar medidas de controle e segurança nas estradas e rodovias, existem três abordagens para essa situação complexa, a educação, a engenharia e a aplicação das leis de transito (CTB) de forma mais efetiva. Este trabalho teve objetivo de identificar e analisar os riscos envolvidos na implantação de equipamentos de fiscalização automática de veículos (radares) em rodovia. A metodologia utilizada foi um estudo de caso com análise qualitativa. Os principais riscos identificados foram: riscos físicos com radiação não ionizante, ruídos, e vibrações, riscos ergonômicos com trabalho em pé, postura inadequada e trabalho de intenso esforço, riscos químicos com vapores e pós, riscos de acidentes com atropelamento, ferimentos, queda de nível, choque elétricos, queda de objeto sobre, sinalização inadequada da obra. Com os riscos analisados e identificados foram sugeridas medidas para minimizar esses riscos através do uso de EPI ́s e EPC ́s como a utilização de vestimentas reflexivas, boné, calçado de segurança, óculos de proteção, creme protetor solar, cinto de segurança, sinalização da obra adequada. Outra medida de segurança sugerida foi a sinalização adequada considerando as distâncias mínimas necessárias para isolamento do local da instalação. Para atendimento a legislação, deve-se estar em conformidade com as NR6, N10, NR11, NR17 e NR35.
Abstract: To adopt control measures and safety on roads and highways, there are three approaches to this complex situation, education, engineering and enforcement of traffic laws (CTB) more effectively. This work was to identify and analyze the risks involved in the implementation of automatic monitoring equipment and machinery (radar) on the highway. The methodology used was a case study with qualitative analysis. The main risks identified were: physical risks with non-ionizing radiation, noise, and vibration, ergonomic risks with work standing, improper posture and intense effort work, chemical risks, vapors and dusts, accident risks with trampling, injuries, down level, electric shock, object fall on, inadequate signaling work. With analyzed and identified risks have been suggested measures to minimize these risks through the use of EPI's and EPC's as the use of reflective clothing, hat, safety shoes, goggles, sunscreen cream, seat belts, signaling suitable work. Another suggested security measure was the appropriate signage considering the minimum distances required for isolation of the installation site. To meet the rules, you should comply with the NR 6, N10, NR11, NR17 and NR 35.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3831
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