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Título: A pós-modernidade em A Primeira Mulher e Chá das Cinco com o Vampiro
Autor(es): Mayer, Patricia Eller
Correia, Talita Albuquerque
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Literatura
Pós-modernismo
Personagens literários - Comparação
Literature
Postmodernism
Characters and characteristics in literature - Comparison
Data do documento: 12-Fev-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: MAYER, Patricia Eller; CORREIA, Talita Albuquerque. A pós-modernidade em A Primeira Mulher e Chá das Cinco com o Vampiro. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar os traços da Pós-Modernidade expressos nos romances A Primeira Mulher (2008) e Chá das Cinco com o Vampiro (2010), ambos do escritor paranaense Miguel Sanches Neto. A partir da apresentação de algumas das concepções de Pós-Modernismo e de Pós-Modernidade, o estudo pretende focar o comportamento e as trajetórias de seus protagonistas, a saber Carlos Alberto Pessoa e Beto Nunes como protótipos do alheamento e da dispersão do sujeito pós-moderno. Essa alienação evidencia-se tanto nas relações sociais como no campo profissional, o que se torna mais patente através da análise metaficcional dos textos, uma vez que ambos personagens se identificam como produtores literários. Como suporte teórico, serão utilizados os conceitos principalmente de Marshall Berman, Zygmunt Bauman e Stuart Hall e Linda Hutcheon.
Abstract: The objective of this study is analyze the features of Post-Modernity expressed in the novels A Primeira Mulher (2008) and Chá das Cinco com o Vampiro (2010), both of the paranaense writer, Miguel Sanches Neto. From the presentation of some of the ideas of Postmodernism and Post-Modernity, this academic work aims to focus on the behavior and trajectories of its protagonists, named Carlos Alberto Pessoa and Beto Nunes as alienation of the prototypes and the dispersion of the Postmodern subject. This alienation is evident both in social relations and in the professional field, which becomes more apparent through the metafictional analysis of these texts, since both characters are identified as literary producers. Will be used as theoretical support the concepts of Marshall Berman, Zygmunt Bauman and Stuart Hall and Linda Hutcheon.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3961
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